CÂMARA FEZ HOMENAGEM À ASSOCIAÇÃO DOM JORGE MARSKELL

A Câmara Municipal de Itacoatiara homenageou, na manhã desse dia 30 de maio de 2019, a Associação Dom Jorge Marskell com o título de Honra ao Mérito, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade itacoatiarense, sobretudo nas áreas social e cultural.

A propositura teve a coautoria dos vereadores Aluísio Isper Netto e Gutemberg Brito, aprovada por unanimidade.
Estiveram presente a solenidade, além dos autores da homenagem, a vereadora Cheila Moreira, prefeito Antonio Peixoto, Bispo Dom José Ionilton, Gestora do CETI – Dom Jorge Marskell, Socorro Muñoz, Coordenador da CREI, Reinaldo Santos, membros da diretoria, sócios e amigos da Associação Dom Jorge e o povo em geral.

Alunos do CETI e membros da Associação Dom Jorge, fizeram uma apresentação teatral, contando a vida de Dom Jorge Marskell, o nascimento no Canadá, a descoberta da vocação ao sacerdócio e sua vinda para o Brasil, mais precisamente para a Prelazia de Itacoatiara, onde começou a trabalhar e se apaixonou pela Amazônia, seu povo e a causa dos menos favorecidos. Falaram do seu trabalho como Bispo, até sua morte aqui em Itacoatiara.

Foi uma apresentação teatral emocionante, embalada por muitas canções que retratam o estilo de vida, do mais caboclo dos canadenses que por aqui passaram. Depois foi feito um pequeno relado da criação da Associação que leva o seu nome e seus ideais, que continuam vivos. Discursos e relatos foram unânimes em reconhecer Dom Jorge como um grande pastor da igreja católica, que viveu intensamente o evangelho, na defesa dos menos favorecidos, bem como as ações realizadas pela Associação Dom Jorge.