CONSELHEIRO JÚLIO PINHEIRO RECEBE HOMENAGEM DA CÂMARA

O desembargador Júlio Assis Corrêa Pinheiro, que é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas – TCE, foi homenageado, na tarde/noite desse 05 de novembro de 2019, no plenário da Câmara Municipal de Itacoatiara, com o título de Cidadão Itacoatiarense. A honraria foi proposta pelo vereador Bosco Rodrigues e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores. Além do presidente da Câmara, Aluísio Isper Netto, fizeram parte da mesa: o Juiz de direito da Comarca de Itacoatiara, Saulo Góes; o prefeito de Itacoatiara, Antonio Peixoto; a promotora de justiça Tânia Maria de Azevedo Feitosa; o desembargador e ex-presidente da Câmara, Raimundo Silva; o secretário municipal de Infraestrutura, Jander Nobre e o homenageado, Dr. Júlio Pinheiro.

- O vereador Bosco Rodrigues narrou o histórico de vida do homenageado, destacando seu trabalho no TCE, lembrando que foi ele quem criou a escola de Contas Públicas e a implementação das auditorias de controle externo ambiental, que é um dos principais destaques do TCE e referência para os tribunais de contas do Brasil inteiro. Bosco destacou o empenho e luta do Homenageado em favor da preservação do meio ambiente, sendo idealizador da ouvidoria ambiental itinerante. Finalizou pedindo apoio para o manejo sustentável do Jacaré.

- O vereador A. I. Netto justificou a concessão do título, pelos vários serviços prestados pelo homenageado Júlio Pinheiro para Itacoatiara, enfatizando que só este ano a Escola de Contas Públicas do TCE, já aplicou quatro importantes cursos. Aproveitando o ensejo e a determinação do novo cidadão itacoatiarense pela preservação do meio ambiente, além do tema que seria abordado em palestra, no decorrer da homenagem, Netto falou sobre o problema das lixeiras a céu aberto de Itacoatiara, Lindóia e Novo Remanso. Todos os demais que se pronunciaram enfatizaram as qualidades do Dr. Júlio Pinheiro.

Depois de receber o Título de Cidadão Itacoatiarense, o Dr. Júlio Pinheiro agradeceu a todos que se pronunciaram antes dele e disse que estava muito honrado em receber a homenagem. Ele revelou que, enquanto ouvia os discursos dos seus amigos, passou um filme em sua cabeça que o fez recordar do ano de 1974, quando veio pela primeira vez a Itacoatiara, pela AM-010, quem nem era asfaltada ainda, acompanhando seu pai, que vendia mercadorias como utilidades do lar e secos e molhados, para o comércio local. Ele destacou que durante muito tempo vinha todos os meses a Itacoatiara, para essas atividades comerciais. Contou que depois, aos 19 anos, passou em seu primeiro concurso e entrou para o serviço público. Portanto, segundo ele, são 45 anos de história com Itacoatiara e hoje se sentia muito orgulhoso em receber o título de cidadão itacoatiarense.

Em seguida, como já estava acertado, o Dr. Júlio Pinheiro fez uma belíssima palestra abordando sobre a preservação ambiental, um tema pelo qual é apaixonado há muito tempo, mesmo antes da Constituição de 1988, que pela primeira vez trouxe um capítulo especial sobre o meio ambiente, tornando um dos direitos fundamentais do cidadão, por isso, ele disse que o homem público tem a obrigação de fazer pelo meio ambiente, tudo aquilo que está estabelecido na Constituição Federal. Sua palestra teve como foco principal, a problemática do destino que é dado ao lixo produzido nas grandes e pequenas cidades, não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro, tanto que se tornou questão de saúde pública.