RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 03 DE DEZEMBRO DE 2019

Vereadora Cheila Moreira- A vereadora Cheila Moreira abordou sobre a inauguração da Sede do Sebrae em Itacoatiara, ocorrida na manhã desse dia 03, destacando que ficou muito feliz, pois, isso incentivará mais ainda o empreendedorismo em nossa cidade, tanto para homens como para as mulheres.
Ela falou sobre a problemática do atraso no pagamento dos transportadores escolar do município, porque o ano está acabando e ainda não foi possível dar uma resposta satisfatória para essas pessoas, que já são tão penalizadas pela forma como são contratadas.
Cheila ressaltou que é muito importante fazer um balanço, a fim de saber o que foi realizado de positivo durante esse ano, em favor da população. Ela lembrou das emendas parlamentares, mas lamentou os entraves da burocracia que atrapalham ou dificultam a execução das mesmas.
A vereadora disse que costuma agir com sensatez, procurando colocar-se no lugar do outro, através da empatia, evitando seguir as paixões, porque muitas vezes não deixam as pessoas enxergar seus erros, pois, cegam e enganam. Cheila disse que busca sempre reconhecer seus erros, a fim de procuram ser cada vez mais uma pessoa melhor.

 

05.08 (44).JPG- O vereador Ney Nobre parabenizou o deputado Sinésio Campos pelo seu aniversário e pelo trabalho que vem fazendo por todo o estado, de forma particular por Itacoatiara. Ney ressaltou que o deputado é um lutador pelas causas difíceis, que outros não abraçam, mas ele está sempre disposto a lutar em favor do povo.
Sobre a inauguração da sede do Sebrae no município, Ney frisou que Itacoatiara ganhou um grande empreendimento, pois acredita que isso vai dar mais oportunidade, para as pessoas mudarem de vida através do empreendedorismo. Disse que a nova sede do Sebrae faz enriquecer cada vez mais o crescimento de Itacoatiara.

 

Vereador Joanilson Pinto Mendes - O vereador Joanilson Mendes abordou sobre os valores da peça orçamentária para 2020 e convidou a população em geral, associações de bairros, sindicatos e a sociedade civil organizada, a fim de comparecerem no próximo dia 05 de dezembro à Câmara, as 10h, a fim de participarem da audiência pública que vai debater o orçamento do município para 2020.
Ele salientou que essa é uma boa oportunidade para a sociedade discutir e opinar o quanto será destinado para cada pasta. Joanilson citou como exemplo a quantidade irrisória destinada para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Político e Social, de apenas 256 mil reais para o ano todo, o que representa pouco mais de 21 mil reais por mês, ou seja, na opinião do vereador, não vai dar para nada, a não ser para pagar a folha de pagamento. Não terão como desenvolver nenhum projeto.
O vereador citou outro exemplo da Secretaria de Cultura e Turismo, que terá 2 milhões e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que terá em média 3 milhões de reais. Joanilson disse que todos os anos são destinados mais ou menos esse valor, mas as feiras continuam abandonadas, necessitando de reformas, os agricultores desassistidos no interior, sem assistência técnica e sem apoio da prefeitura. O vereador destacou que isso o leva a crer que esses recursos todos só servem para gerar empregos dentro da secretaria.
Ele frisou que citou esses exemplos, a fim de suscitar o interesse do povo para participar do debate, no dia 5 de dezembro.

 

Vereador Bernardo de Souza Santiago - O vereador Bernardo Santiago também falou sobre a importância da inauguração da sede do Sebrae em Itacoatiara, porque vai ajudar a desenvolver novos projetos, tanto na cidade como no interior, através da agricultura. Ele parabenizou toda a diretoria do Sebrae no Amazonas, pela inauguração.
Depois ele lamentou que os Agentes Comunitários de Saúde – ACS tenham vindo para a cidade, a fim de receber seus salários, no entanto o pagamento não foi efetuado. Bernardo disse que isso é muito ruim, pois as pessoas vêm para cá gastando dinheiro com passagem ou gasolina e acabam voltando com as mãos abanando.
Aproveitou para abordar também sobre o atraso do pagamento dos transportadores escolar do município, que é algo que já vem acontecendo com frequência. Ele disse que espera que até o final do ano tudo seja sanado.

 

05.08 (39).JPG- O vereador Arialdo Guimarães disse que estava feliz da vida pela inauguração da sede do Sebrae, porém, ressaltou que, por não ser uma pessoa perfeita, mastiga, mas não engole. Disse isso para ressaltar sua tristeza pela falta de respeito e consideração para com sua pessoa e seus colegas vereadores, pois foi ele quem apresentou projeto para prorrogar o prazo de doação do terreno onde foi construído o prédio.
Arialdo revelou que estava com o coração partido pela falta de lembrança na inauguração. Ele indagou: será que o egoísmo é tão grande que não quiseram reconhecer o trabalho da Câmara.
Finalizou dizendo que, apesar da tristeza e da decepção pela falta de reconhecimento, mas estava feliz, porque sabe que fez sua obrigação e tem certeza que o Sebrae ajudará no desenvolvimento de Itacoatiara.

 

Vereador João Bosco Rodrigues - O vereador Bosco Rodrigues parabenizou duas pessoas, primeiro a servidora Patrícia Matos e depois o deputado Sinésio Campos, ambos pelos seus aniversários. Bosco ressaltou que vai pedir uma medalha de honra ao mérito ao deputado, pelos relevantes serviços que tem feito por Itacoatiara e pelo apoio, desde o início, ao manejo do jacaré.
Ainda sobre o manejo do jacaré, ele disse não entender o porquê, que há pessoas dentro da administração local, que são contra o manejo do jacaré. Bosco ressaltou que esse é um projeto em que todos devem ajudar.
Ele voltou a citar que o presidente do IPAAM, Juliano Valente, já autorizou a Dra. Sonia Canto a tratar isso como um projeto de governo e que até abril de 2020, espera que já esteja funcionando.
Bosco disse, porém, que Itacoatiara precisa agir com união, senão, outros municípios como Manacapuru, que começaram bem depois de Itacoatiara, podem chegar na frente e nós vamos ficar para o final da fila.
Ele parabenizou a diretoria do Sebrae pela inauguração da sua sede em Itacoatiara e destacou que Itacoatiara é o único município do interior do estado a ter uma sede do Sebrae.