RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 01 DE OUTUBRO DE 2019

- A vereadora Cheila Moreira abordou sobre as campanhas das cores, que a cada mês tem um tema, visando chamar a atenção das pessoas para cuidarem da saúde. Entretanto, a vereadora ressaltou que não adianta apenas vestir camisas com as cores da campanha, como agora no outubro rosa, porque, é fundamental que haja a luta pela efetivação de políticas públicas, para beneficias os usuários do serviço de saúde.
Cheila revelou que o mamógrafo do hospital já está funcionando, que as mulheres devem procurar as UBS, a fim de fazer a triagem, para serem encaminhadas, caso seja necessário fazer o exame.
Ela relembrou outro tipo de câncer típico das mulheres, que é o de colo do útero, cujo índice da região norte é o maior do Brasil. Ela disse que, apesar de já existir a vacina contra o HPV, que é o vírus que causa o câncer de colo uterino, ainda há pais que não permitem que suas filhas adolescentes tomem a vacina, por isso ela sugeriu que sejam intensificadas as campanhas nas escolas.
Cheila fez uma comparação entre homens e mulheres e frisou que elas se cuidam mais, que vão em busca de fazer os exames, as consultas, etc. já os homens são mais reservados.
Finalizou dando as boas-vindas ao outubro rosa e mais uma vez frisou, que as campanhas para serem eficazes devem vir acompanhadas de políticas públicas voltadas para o público alvo.

 

- O vereador A. I. Netto parabenizou a vereadora Cheila, pelo seu empenho nas campanhas de saúde, de forma particular o outubro rosa, destacando que ela tem feito a diferença desde que chegou à Câmara.
Sobre os serviços de saúde, Netto salientou que o Hospital José Mendes não pode mais se apequenar, pois precisa ser equipado com tomógrafo, incubadora, mamógrafos, carrinhos anestésicos, sala de hemodiálise, dentre outros itens essenciais para o atendimento de saúde.
Reiterou que os ACS, precisam ter uma sala nas UBS, com mesas e cadeira, onde eles possam se instalar para elaboração de seus relatórios e outros serviços administrativos, pois, não basta apenas dar um tablete para eles. “Ou, será que terão que ficar sentados nas calçadas, para produzir os seus relatórios? ”, indagou Netto.
Ele também parabenizou seus colegas pela passagem do dia do vereador, nesse 1º de outubro.
Netto parabenizou de forma especial o servidor Elísio Júnior, pela passagem do seu aniversário.
Ele adiantou que já está agendando audiência com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado – ALEAM, a fim de tratar sobre as emendas parlamentares. Netto ressaltou que é necessário que a ALEAM possa acompanhar e cobrar do governo, a execução das emendas, pois cria-se uma expectativa na população e que nem sempre viram realidade.
Voltando a falar sobre saúde ele questionou de forma veemente, que não consegue entender o porquê de ser tão difícil para a administração municipal, colocar um mínimo de conforto, para os pacientes do interior, como por exemplo instalar coberturas nas lanchas SOS. Ele lembrou que, com uma estrutura mínima de equipamentos e profissionais, a UBS da Comunidade Santa Rosa, poderia atender muitos pacientes, evitando que viessem para a cidade, principalmente nesse período de vazante dos rios.
Finalizou lembrando que o governador Wilson Lima, assumiu compromisso de campanha, que construiria a ponte do Ipixuna, na Estada do Itaubal. Ele pediu ao Setor Legislativo que providenciasse ofício para ser encaminhado ao Govenador, lembrando desse seu compromisso com o povo do Rio Arari.

 

- O vereador Arialdo Guimarães agradeceu à vereadora Cheila Moreira, pelo empenho em realizar todos os anos a campanha do outubro rosa.
Falou sobre o problema enfrentado pelas pessoas que precisam fazer hemodiálise todas as semanas em Manaus, porque aqui ainda não há esse serviço. Disse que ouve muitos relatos de pacientes, reclamando do descaso que sofrem para serem atendidos. Ele sugeriu que a representação do município em Manaus, possa dar mais assistência e atenção às pessoas que vão daqui para a Capital do Estado.

 

- O vereador Gutemberg Brito frisou que as falhas dos secretários recaem sobre o prefeito, porque ele é o gestor maior, por essa razão, se há algum secretário que não esteja correspondendo às expectativas, então ele deve substituir. Destacou que ficou feliz com o discurso do presidente A. I. Netto e chegou a dizer que, pela forma como tem se destacado na presidência, certamente poderá ser um excelente prefeito.
Sobre a Rua Borba ele enfatizou, se o poder público municipal não tomar providências urgentes para organizar o trânsito, sinalizando com faixas de pedestres e até a colocação de redutor de velocidade, muitos acidentes vão continuar acontecendo, inclusive fatais. Ele sugeriu que transforme a Borba em rua de mão única.

 

- O vereador Bosco Rodrigues disse que seu colega Gutemberg tem razão quando afirma que o prefeito é o responsável pela administração da cidade e a culpa pelos maus feitos dos secretários é dele, pois, se não estão trabalhando direito, tira e substitui por outro.
Falou sobre o problema causado pelas águas servidas que são despejadas nas ruas da cidade, frisou que já é algo que acontece desde sempre em Itacoatiara. Disse que o administrador precisa ter coragem para tomar certas atitudes, não importando se vai desagradar alguém. Indagou, até quando vamos aguentar ver as praças servindo de rodoviárias, como a Praça da Matriz e de São Francisco. Disse que Itacoatiara é a cidade que mais tem rodoviárias no mundo, pois tem uma em cada canto da cidade.
Bosco disse que há pessoas que compram caminhões ou ônibus e fazem as ruas de garagem e estacionamentos.
Lamentou que boa parte da população jogue o seu lixo em qualquer lugar, despejam água servida na rua. Ele disse que todos devem zelar pela cidade, e que precisamos cuidar dela.
Finalizou relembrando que até agora o prefeito Peixoto ainda não instalou o PROCON Municipal, apesar de a Câmara já ter aprovado o projeto há mais de 2 anos.

 

- O vereador Bernardo Santiago destacou o discurso do presidente A. I. Netto, sobre as condições das lanchas SOS do Rio Arari, que é um rio muito extenso e com muitas cabeceiras. E quando o verão chega aumenta a dificuldade de locomoção, devido a vazante das águas. Santiago evidenciou que tudo fica mais difícil, sobretudo para o atendimento em saúde.
Sobre os toldos das lanchas SOS, ele disse que pediu à secretária municipal de saúde, a qual respondeu que isso não é de responsabilidade da Secretaria. Ele disse não entender por que não e de quem seria então a responsabilidade? O que ele sabe é que muitas vezes já presenciou pessoas sendo transportadas doentes na chuva, correndo risco de contrair uma pneumonia. Reiterou que, se a prefeitura equipar com o mínimo necessário as UBS da Vila Batista e da Santa Rosa, muitos transtornos serão evitados.

 

 

- O vereador Joanilson Mendes parabenizou seus colegas pela passagem do dia do vereador, destacando que o trabalho do vereador só é entendido por quem está ocupando o cargo, porque recebem as demandas da população e nem sempre são capazes de resolvê-las, pois há temas que são tratados durante anos. Ele lembrou que desde que era pequeno já ouvia falar sobre a necessidade de construção da Ponte do Ipixuna, disse que viu a então vereadora Elenise Holanda cobrar essa ponte, que até não foi construída como deveria. Não obstante isso, Joanilson ressaltou que não se pode desistir ou deixar de reivindicar ou lutar por algo. Não se pode desanimar, é preciso continuar acreditando.
O Vereador também parabenizou sua colega Cheila Moreira pela luta em prol das campanhas de saúde. Disse que ela representa muito bem o gênero feminino e que acredita que na próxima legislatura haverá mais vereadoras na Câmara de Itacoatiara.
Sobre a Campanha outubro rosa ele sugeriu como uma ação concreta, a visita dos vereadores nas UBS E Hospital, a fim de ver de que forma as mulheres estão sendo atendidas, quais as dificuldades que elas enfrentam, o tempo de espera pelos atendimentos, dentre outras coisas.