RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 02 DE DEZEMBRO DE 2019

- O vereador Francisco Rosquilde Falou sobre o projeto de Lei encaminhado ao Poder Executivo, que trata sobre a mudança do dia do aniversário de fundação de Itacoatiara, para 08 de setembro. Ele ressaltou que até agora não houve nenhuma manifestação por parte do prefeito, quanto a sanção do projeto e caso nada seja feito, sugeriu que a Câmara possa fazer a promulgação.
Em seguida ele parabenizou os vereadores Alcimar Filho e Ney Nobre, pela luta contra a instalação da APA do sauim de coleira. Rosquilde disse que foi conseguido uma bela vitória no caso, pois o assunto foi retirado de pauta.

- O vereador Bosco Rodrigues parabenizou o seu colega Ney Nobre pelo trabalho de coleta de lixo na região do Rio Urubu, cuja terceira edição aconteceu nesse final de semana.
Ele ressaltou que apesar das dificuldades que vem passando, por problemas de saúde na sua família, não deixou de acompanhar as últimas ações envolvendo o projeto do manejo do jacaré. Ele revelou que o diretor do IPAAM designou a Dra. Sônia Canto, para coordenar o Projeto do Jacaré, em nome do Governo, pedindo que ela possa providenciar tudo o que for necessário para o andamento do projeto.
Bosco finalizou agradecendo a solidariedade dos seus colegas vereadores e demais pessoas nesse momento de doença da sua irmã Sebastiana, pedindo que continuem orando pela saúde da mesma.

- O vereador A. I. Netto pediu aos colegas que sejam mais ponderados e comedidos no uso da tribuna, a fim de que possam conter os ânimos, sobretudo nesse período que antecede o natal. Ressaltou que o convencimento não se consegue pela altura da voz, mas pelo conhecimento do assunto.
Finalizou parabenizando o seu colega Gutemberg Brito, pela passagem do seu aniversário, que foi no último dia 30 de novembro de 2019.

- O vereador Ney Nobre abordou sobre a 3ª. Ação de coleta de lixo na região do Rio Urubu, realizada nos dias 28 e 29 de novembro de 2019. Ressaltou o apoio da Câmara de Vereadores, que desde a primeira ação tem apoiado de todas as formas. Disse que essas ações só podem ser feitas com parcerias e que o projeto não é só dele, mas de toda a Câmara.
Ele agradeceu também o apoio da Prefeitura e de várias secretarias como Infraestrutura, Meio Ambiente e do Interior.
Falou da importância da conscientização para a prevenção do meio ambiente, pois a maioria das pessoas pensam que os rios são capazes de engolir o lixo e fazer desaparecer.
Finalizou assegurando que iria apresentar ainda durante a sessão, um requerimento indicativo à prefeitura, para que contrate uma embarcação para a coleta de Lixo nas comunidades ribeirinhas do Rio Urubu.

- O vereador Richardson do Mutirão parabenizou o seu colega Ney Nobre pela ação de coleta de lixo realizada na região do Rio Urubu.
Richardson disse que é o prefeito Antonio Peixoto quem envergonha o Partido dos Trabalhadores, pois vive enganando o povo com promessas que não consegue cumprir.
O vereador se referia especificamente à promessa feita pelo prefeito Antonio Peixoto, da tribuna da Câmara, há um ano, quando prometeu e garantiu que as obras da Rua Borba seriam retomadas no dia 1º de dezembro do ano passado.
Pelo fato de ter completado um ano, sem que a promessa tenha sido cumprida, Richardson levou um bolo, para comemorar 1 ano da mentira do prefeito.
Ele inclusive, reprisou o vídeo em que mostra o prefeito fazendo a promessa.
Richardson disse que é por isso que o prefeito anda passando vergonha e constrangimentos por onde anda.
Richardson enumerou outras promessas não cumpridas e as mentiras contadas, como ter dito que o pagamento dos médicos estava atrasado apenas 2 meses, coisa que foi contestada pelos seus assessores, que disseram que na realidade são três meses e meio.
O vereador pediu para o prefeito sair do seu gabinete, não apenas para tirar fotos, mas para resolver os problemas do povo.

- O vereador Joanilson Mendes também parabenizou seu colega Ney Nobre pela ação realizada no último final de semana, na região do Rio Urubu. Ele disse que quando alguém se preocupa e cuida do meio ambiente, merece toda a consideração. Ele brincou e disse que, caso Ney estivesse participando do Cartola, seria o maior pontuador desse fim de semana.
Justificou a sua ausência, pois estava na região do Rio Arari na execução de outro projeto importante, acompanhando alunos do IFAM, membros da associação APROCRIA, da Fundação Anebá e o professor Edmilson Lima, objetivando levar um pouco de conhecimento, para os agricultores daquela região, que já haviam pedido uma ação dessas, a fim de aprenderem mais, tendo como base aquilo que eles já praticam no seu dia a dia.
Joanilson disse que nos últimos 3 anos tem feito essa ação, procurando dar mais ânimo para os produtores, que enfrentam muitas dificuldades para produzir e depois vender seus produtos na cidade, pois, para sair de lá de suas propriedades, até chegar à cidade, há muitas adversidades como falta de transporte adequado, de estradas pavimentadas, etc.
Joanilson revelou que para o próximo ano, além da assistência técnica, pretende levar também profissionais da área da saúde, a fim de dar mais abrangência nos atendimentos.

- O vereador Arialdo Guimarães falou que o parlamento não é um campo de batalha e sim um local para o debate de ideias. Ele citou a questão da celeuma criada com o bolo levado pelo seu colega Richardson, como forma de protestar pela promessa não cumprida pelo prefeito.
Ele reiterou que, infelizmente, em tempos de crise, não há como o prefeito recuperar a malha viária da cidade, por falta de recursos. Além disso, completou Arialdo, a própria população ainda contribui para piorar a situação, quando joga água servida para a rua.