RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 03 DE JUNHO DE 2019

- Na sessão do dia 03 de junho de 2019, a artesã Maria de Castro, representando a Associação dos Artesãos de Itacoatiara – ARTEITA, usou a tribuna cidadã, a fim de pedir aos vereadores que possam ajudá-los a conseguir um espaço na Orla da Cidade, para expor e vender seus trabalhos.

- O vereador Gil Libório prestou homenagem ao Moto Clube Anjos Urbanos, pelo sucesso na realização do 4° Encontro de Motociclistas de Itacoatiara. Ele fez uma observação a respeito dos preços elevados cobrado pelos hotéis. Gil sugeriu que no próximo ano o encontro possa ser realizado no centro de eventos, pois a Quadra Herculano de Castro e Costa, já está pequena para a dimensão do evento. Em seguida ele pediu para que um dos membros do Moto Clube pudesse falar em nome do grupo.

- O motociclista Dib Barbosa agradeceu em nome do Moto Clube Anjos Urbanos, pelas homenagens e pela oportunidade de poder contar um pouco da história do Moto Clube, que foi fundado em 2009. Falou das dificuldade e obstáculos enfrentados para a realização do evento. Ressaltou que foram arrecadadas cerca de 5 toneladas de alimentos, que serão distribuídos entre a Secretaria de Assistência Social, Igreja Católica, Igrejas Evangélicas e Centro Espírita. Disse que vieram 750 motociclistas de 91 grupos para esse 4° encontro. Dib disse que o evento, pela forma como é organizado, já se tornou autossustentável, entretanto, seria interessante verbas do orçamento impositivo estadual, a fim de melhorar ainda mais a realização do mesmo.

- O vereador Bosco Rodrigues parabenizou o Moto Clube Anjos Urbanos pela realização do 4° encontro de Motociclistas. Disse que seria interessante se fosse realizado no centro de eventos, pois é um local que não é valorizado e antes, naquela área já funcionou um lindo parque de exposição agropecuária da EXPAMA, que foi desapropriado para a construção do centro de eventos, que é pouco usado atualmente.
Fez um desabafo sobre o assassinado da jovem Sara Nascimento da Silva, que veio com o sonho de estudar na cidade e foi morta por causa de um celular. A revolta do vereador é por conta de que, o autor do crime estava preso e foi posto em liberdade recentemente.

- O vereador Gutemberg Brito parabenizou os membros da ARTEITA e o Moto Clube Anjos Urbanos.
Sobre a segurança pública e os assaltos, ele considera que está sendo combatido de forma errada, porque estão atacando quem já está adoecido pelo vício, entregue ao mundo das drogas, enquanto que os verdadeiros criminosos, que são os fornecedores estão impunes.
Ele falou ainda sobre o levantamento que está fazendo a respeito dos alugueis de prédios pela Prefeitura de Itacoatiara, que gatou mais de 700 mil reais em 2018, apesar de haver vários prédios públicos abandonados, que poderiam ser utilizados.
Gutemberg disse que está faltando governo, pois não tem isso aqui em Itacoatiara.

- O vereador Bernardo Santiago também parabenizou os Anjos Urbanos. Ressaltou que são orgulho para Itacoatiara pelo trabalho que desenvolvem no município.
Parabenizou a ARTEITA pelo trabalho que vem realizando.
Relatou sobre os eventos festivos e religiosos realizados no último final de semana, na Vila do Batista, pela Igreja Católica e a Igreja Assembleia de Deus Tradicional.
Destacou que o tráfico de drogas é um problema que está em todos os lugares, inclusive nas comunidades rurais, como a Vila do Batista.

- O vereador Arialdo Guimarães voltou a falar sobre os deputados que destinaram emendas parlamentares para Itacoatiara.
Sobre a malha viária disse que o município não tem condições de arcar com as despesas de asfaltamento.
Arialdo também falou sobre o fato de Itacoatiara ser a cidade onde tudo pode, da invasão dos espaços públicos. Ele reportou-se ainda sobre o centro de eventos que, na sua opinião, é um elefante branco, pois não é aproveitado como deveria.

- A vereadora Cheila Moreira parabenizou os integrantes do Moto Clube Anjos Urbanos, de forma especial a motociclista Marlene, pela bonita festa realizada no último final de semana, que movimentou a cidade.
Parabenizou também os membros da ARTEITA, pela reivindicação e pelo trabalho que vêm desenvolvendo em favor dos artesãos.
Cheila falou a respeito das emendas parlamentares, que Itacoatiara ainda precisa se adequar para torna-las realidade. Ele destacou que os deputados encaminhas as emendas, mas, como o município ainda não está preparado, muitas, acabam não sendo efetivadas.
Ele lembrou que já está em fase final de aprovação, para ser executada uma emenda do deputado Sinésio Campos, para a ampliação da Feira do Produtor Rural, que vai pedir para que seja destinado um box, para que a ARTEITA possa expor seus trabalhos.

- O vereador Francisco Rosquilde parabenizou os Anjos Urbanos e lembrou que a Câmara já aprovou a inclusão, no calendário municipal de eventos, o Encontro de Motociclistas.
Rosquilde lamentou pela atitude não tanto hospitaleira por parte dos donos de hotéis, que cobraram preços considerados altos pelos visitantes. Ele disse que se sentia um pouco envergonhado, que os motociclistas merecem mais consideração porque engrandecem a cidade com a realização do evento.
Sugeriu ao Secretário Municipal de Cultura e Turismo, que possa criar na Secretaria, um departamento que confirme a realização dos eventos, a fim de negociar pacotes com os donos de hotéis, bares e restaurantes, com preços mais acessíveis, a fim de incentivar a vinda de mais pessoas para Itacoatiara.

- O vereador Badi Pacheco, em aparte ao discurso do seu colega Francisco Rosquilde, relatou sobre o encontro que participou, com mais de 250 pecuaristas, na semana passada, na cidade de Autazes, quando foi tratado sobre a questão dos produtores de queijo artesanal da região de Novo Remanso e Autazes. Disse que foi assinado um TAC para que eles continuem produzindo queijo, enquanto fazem as adequações necessárias. Agradeceu ao prefeito Antonio Peixoto pelo empenho para resolver essa situação. Depois parabenizou os Anjos Urbanos pelo sucesso no evento.

- O vereador Joanilson Mendes parabenizou o Moto Clube Anjos Urbanos, destacando a união que há entre os membros, que têm demonstrado ao longo desses anos, que estão unidos em torno de um propósito, que é realizar esse evento, como forma de disseminar cultura, turismo e solidariedade, sem o pensamento de ganhar dinheiro. O vereador ressaltou que esse é um dos motivos do sucesso e com isso o grupo vem ganhando a credibilidade da população e dos patrocinadores. Ele disse que com aporte financeiro do Governo do Estado, o evento poderá se tornar melhor.
O vereador sugeriu que sejam criadas alternativas, para que os turistas, quando vierem para eventos como esse dos Anjos Urbanos e o FECANI, possam conhecer outros pontos atrativos do município, como o Rio Urubu, lagos, Praias do Anebá, etc.
Joanilson também destacou o trabalho da ARTEITA.