RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 03 DE MARÇO DE 2020

A tribuna cidadã da sessão do dia 03 de março de 2020, foi ocupada pelo professor Francisco Farias da Silva, que tratou sobre o processo seletivo da prefeitura, para a área da educação. Ele disse que se inscreveu para concorrer, foi classificado, entretanto foi dito a ele que não pode mais trabalhar pelo município. Inclusive que, sem comunicado nenhum, ele havia sido dispensado do seu trabalho no Ramal das Pedra e que havia sido excluído do processo seletivo. Francisco entende que isso é perseguição. Disse que há 4 anos os profissionais de educação vêm sendo humilhados pela administração do prefeito Peixoto. Disse que os próprios colegas da educação praticam essa falta de respeito e essas humilhações, só porque atualmente ocupam cargos de confiança.

- O vereador Francisco Rosquilde falou que gosta do parlamento porque dá a oportunidade de a população falar. Disse que gostou do que o professor Francisco falou. Ressaltou que não pode acontecer arbitrariedades. Mas fez algumas ponderações, explicou a forma como foi feito o processo seletivo. Rosquilde disse que gostaria de ter ouvido essa mesma determinação do professor Francisco quando o salário dele e de outros professores, ficaram atrasados no final de 2016.
Frisou que não se pode falar que os vereadores estão terminando o mandato e não fizeram nada, porque todos tem trabalhado, no seu caso, ele disse que já visitou a maioria das comunidades rurais. E aqueles que acham que podem fazer melhor, que coloquem seus nomes a prova, nas urnas, na próxima eleição.
Ressaltou que sua vida pública começou há muito tempo, ainda no movimento estudantil. Ele não chegou a vida pública falando mal de ninguém.
Depois, pediu que a mesa diretora possa colocar em pauta, o mais rápido possível, a promulgação da Lei que determina o verdadeiro dia do aniversário de Itacoatiara, porque chega de comemorar o dia da elevação a categoria de cidade, está na hora de comemorarmos o dia da fundação do primeiro núcleo de habitantes, que deu origem ao município de Itacoatiara.

- Joanilson Mendes aproveitou a presença da secretária de assistência social do município e pediu para que a mesma possa facilitar o recadastramento dos usuários do Bolsa Família, que moram no interior, a fim de que eles não tenham que vir até a cidade, arcando com despesas que vão comprometer seus poucos recursos. Ressaltou que o programa bolsa família é um importante recurso que ajuda as famílias carentes.
Sobre a educação, Joanilson, disse que não consegue entender, por que antes era errado e agora não, se referindo ao caso de colocar pessoas para trabalhar distantes de sua residência. Se isso não é perseguição, o que é então? Perguntou.
Ele falou também sobre as aulas da zona rural que começaram no mês passado, mas os pais de alunos reclamam que ainda não tem o transporte escolar para levar as crianças para a escola. Pediu que a comissão de educação da Câmara possa ver isso. Por que começaram as aulas sem antes resolver o problema do transporte escolar? Precisamos tomar a dianteira, porque é inadmissível tratar a educação desse jeito. Apesar disso, ele ressaltou que o secretário Adilon tem feito um bom trabalho, mas é necessário resolver essa situação.

- O vereador Bosco Rodrigues parabenizou o seu colega Joanilson pelo seu discurso. Disse que não concorda com nenhum tipo de perseguição.
Sobre a Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS, ressaltou que é para ser do povo, que é preciso ser mais acessível. Falou sobre o caso de auxílio funeral, de passagens para Manaus, etc. que as pessoas procuram os vereadores para buscar ajuda, mas os mesmos não têm recursos para isso. Acredita que a secretária de assistência social precisa fazer isso. Disse que a SEMAS não é da secretária e nem do prefeito e sim do povo. Os vereadores poderiam ter mais acesso. Bosco frisou que, cada vez que ele pede não é para ele, é para o povo. Falou que deveria ter um maior estreitamento entre a secretária da SEMAS e os vereadores. Ele citou o caso de uma pessoa que estava precisando de remédio e não foi atendido.
A respeito do setor primário, Bosco citou que é comum dizerem que o pessoal do interior não quer trabalhar, mas não é verdade. Ele citou a situação dos ramais, que não têm as mínimas condições de tráfego para veículos. Ele questionou, como que se pode produzir, se não há condições de escoar a produção?
Pediu para que seja resolvida o mais breve possível a questão da permuta do terreno para a construção da feira agropecuária, que seja votado o projeto, para que seja aprovado ou não, pois é necessário que seja dada uma resposta ao secretário de estado de produção rural.

- O vereador Richardson do Mutirão disse que espera que as denúncias apresentadas pelo professor Francisco, possam ser apuradas.
Parabenizou a secretaria de assistência social, sra. Zene, que estava presente à sessão para acompanhar a votação de um projeto para a sua secretaria. Disse que desde que a mesma assumiu a pasta não tem ouvido falar de escândalos na secretaria.
Sobre o problema da falta de pagamento dos médicos da cooperativa, Richardson disse que é lamentável a situação da atual administração, porque, ao que parece, somente depois da reunião é que o prefeito ficou sabendo que o município estava devendo aos médicos. Isso demonstra a forma como está sendo conduzida a secretaria de saúde.
Alertou que agora estão perseguindo os médicos que escreveram a carta aberta, querendo demiti-los da Cooperativa. Mas disse que iria aguardar até sexta feira (06.03) para ver se o pagamento realmente será efetuado e se os médicos vão permanecer na Cooperativa.

- O vereador Ney Nobre disse que o no parlamento há os debates calorosos, onde cada um procura defender as suas ideias. Ele elogiou a forma como a secretária Zene vem administrando a Secretaria de Assistência Social. Ressaltou que nem sempre é possível atender e agradar a todos. Disse que as pessoas não podem ir para as redes sociais fazer as críticas, sem antes buscar saber da verdade.
Sobre o pronunciamento do professo Francisco, ele falou que recebeu informações da Secretaria de Educação do Município - SEMED, dando conta que, pelo fato de o mesmo já ser efetivo, como professor do ensino fundamental do primeiro ao quinto ano, houve conflito, pois teria se inscrito para o mesmo cargo e horário. Apesar disso, o vereador disse que iria verificar melhor o caso, no dia seguinte, na SEMED e convidou o professor Francisco para acompanha-lo, a fim de esclarecer o assunto.

- O vereador Arialdo Guimarães – Disse que sempre fica alerta aos comentários e posicionamentos dos seus colegas, quanto aos problemas do município e que Itacoatiara não é mais um porto de lenha, que cresceu muito e hoje tem muitas demandas.
Sobre a assistência social disse que não tem o que falar da secretária, mas ele, quando procurado, sempre orienta as pessoas a procurarem a secretaria, porque se ele fizesse um pedido estaria praticando tráfico de influência. Depois disso, caso não seja resolvido a situação das pessoas, aí então ele vai fazer as críticas.
Arialdo lembrou que gosta sempre de ouvir os dois lados, para poder tomar uma decisão. falou ao professor “Lico” que vai aguardar a documentação para então se posicionar.
Sobre a permuta do terreno para a construção da EXPAMA, ele disse que não é contra, mas, continua alertando que o terreno tem pendências e não pode ser permutado.
Disse que fica triste com a situação das ambulâncias, que foram conseguidas pelo deputado Cabo Maciel, pois até agora não foram compradas, apesar de a verba já estar à disposição da prefeitura. Ressaltou que antes de se pensar em questões políticas é preciso pensar em Itacoatiara.
Sobre a SEMAS, Arialdo sugeriu que seja colocado à disposição dos vereadores e do povo, um telefone de plantão, a fim de dar andamento nas demandas que aparecem nos fins de semana e feriados.