RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 04 DE AGOSTO DE 2020

- O vereador Bosco Rodrigues parabenizou seu colega Alcimar Filho pela passagem do seu aniversário no dia 03 de agosto.
Ele se mostrou preocupado com o desemprego que já temos em Itacoatiara e com o que há de vir no pós-pandemia, com o fim do auxílio emergencial.
Lembrou que é preciso retomar a luta pela vinda do polo têxtil para Itacoatiara. Bosco adiantou que já tem um empresário que vai construir um galpão para abrigar no mínimo 200 costureiras.
O vereador ressaltou que a prefeitura precisa incentivar essas iniciativas com a redução ou isenção do ISS, para empresas que venham gerar empregos na cidade. Não como foi feito para a praticagem, que não trouxeram nenhum benefício para o município.
Bosco disse que o polo têxtil é um sonho possível, basta imaginar os mais de 2 milhões de habitantes que tem em Manaus.
Ele pediu à sua assessoria que elaborasse um ofício, ainda durante a sessão, para que todos os vereadores pudessem assinar e encaminhar ao secretário de finanças, a fim de que o mesmo envie à Câmara, um relatório mostrando o quanto era arrecadado de ISS das empresas de praticagem antes e agora, depois da redução do imposto. Bosco disse que se for verificado que não houve benefício nenhum, ele vai pedir a revogação da Lei que permitiu a redução da alíquota. Em aparte, o vereador Alcimar filho, pediu que seja incluído, o quanto que o município arrecada com a taxa de iluminação pública.
Bosco finalizou pedindo para que seja acrescentado também as empresas Hermasa e Equador Log, a fim de saber quanto as mesmas recolhem de impostos para o município.

- O vereador Richardson do Mutirão abordou sobre a questão dos empréstimos consignados que foram descontados pelos bancos, à revelia do que determina a Lei Municipal 427 de junho de 2020. Ele assegurou que a Câmara vai lutar para reverter essa situação, nem que seja na justiça.
Ele disse que vai pedir cópia do contrato de concessão de parte do terreno da Escola Jamel Amed para o Bradesco. Richardson disse que professores e alunos vão ficar à mercê para dividir a mesma entrada com os clientes do banco.
Falou que é um absurdo o município ceder uma área nobre para um banco que ganha muito dinheiro. Um banco que não teve a decência de acatar uma lei municipal que suspendia os descontos dos empréstimos consignados. “Não acatou a Lei, mas quis o terreno que é do povo”, completou Richardson.
Ele ressaltou que essa cessão foi acertada na licitação da venda da folha de pagamento para o Bradesco, por isso questionou: “Será que depois de 5 anos essa benfeitoria vai ficar para o município? ”
O vereador falou que parece que tudo foi feito por debaixo do tapete, mas que vai trabalhar para que isso não fique assim.

- A vereadora Cheila lembrou que esse mês é o agosto lilás, para focar no combate a violência contra a mulher e também para divulgar a Lei Maria da Penha que, apesar dos avanços, ainda precisa ser lembrada e destacada cada vez mais. Ela destacou que ficou feliz em ver a deputada Alessandra Campelo trabalhar para aprovar essa Lei.
Cheila salientou que nesse período da pandemia do Corona Vírus, durante a quarentena, muitas mulheres foram vítimas da violência dentro de casa.
Ela ressaltou que muitas vezes, quando se fala de violência, se pensa apenas na questão física, entretanto, há também a violência psicológica, que é tão prejudicial quanto a outra.
Cheila adiantou que vai à Casa de Maria, em busca de dados que possam mostrar o índice de violência contra a mulher em Itacoatiara.
Ela assegurou que como parlamentar e cidadã estará constantemente na luta contra qualquer tipo de violência, com mulheres, crianças e idosos e à família em geral.

- O vereador Bernardo Santiago parabenizou sua colega Cheila Moreira pelo discurso contra a violência.
Ele frisou que o homem que espanca mulher e criança, mereceria também ser espancado, para sentir a dor de uma pessoa espancada. Santiago disse que viu no programa “Encontro” da Fátima Bernardes, algo que o deixou muito triste. A história de uma moça que foi espancada pelo namorado e ficou com o rosto todo deformado.
Na opinião do vereador, as mulheres deveriam treinar boxe, Jiu-jitsu e outras lutas, para se defenderem dos homens.
Outro assunto abordado por Bernardo foi a falta de incentivo para o turismo local. Ele citou como exemplo, São Sebastião do Uatumã, que tem uma boa renda com turismo da pesca esportiva.
Santiago ressaltou que Itacoatiara também tem esse potencial na região do Rio Urubu e em afluentes do Rio Arari. Que a Secretaria de Meio Ambiente poderia dar esse suporte, ao invés de ficar multando e perseguindo quem transporta 2 dúzias de tábuas ou 2 a 5 sacos de carvão.

(Reprodução autorizada mediante citação)

O Conteúdo da Câmara Municipal de Itacoatiara é aberto e pode ser reproduzido, desde que a fonte "site institucional da Câmara Municipal de Itacoatiara-Am" seja citado.