RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 05 DE AGOSTO DE 2019

05.08 (13).JPG- O vereador Joanilson Mendes abordou sobre a transferência do delegado Lázaro Mendes de Itacoatiara. Ressaltou que, independentemente do grau de parentesco que tem com o mesmo, é contra essa transferência arbitrária, por entender que o Delegado tem feito um excelente trabalho em nossa cidade, muito além do que alguns grupos políticos possam imaginar. Joanilson frisou que ao longo de todos esses anos, que o delegado Lázaro tem trabalhado em Itacoatiara, não há nenhuma queixa que ele tenha deixado de fazer dignamente o seu trabalho. Ele disse não conseguir entender que esse grupo político esteja pensando no bem de Itacoatiara, pedindo a transferência do mesmo.
Joanilson falou que só quem deve estar feliz com a saída do delegado Lázaro de Itacoatiara, deve ser a bandidagem. Ele citou ainda que, àquela parceria que antes havia entre Polícia Militar e Polícia Civil, agora não há mais, desde que entrou o novo Comandante do 2º BPM.

 

05.08 (13).JPG- O vereador Badi Pacheco parabenizou o prefeito Peixoto, a deputada Alessandra Campelo e todos os organizadores da festa do abacaxi, pelo sucesso e êxito na realização do evento.
Badi citou, aquilo que ele considerou um descaso do Governador para com nosso município e disse que é triste ver o que Itacoatiara vem passando. Ele também manifestou seu apoio e solidariedade ao delegado Lázaro. Completou dizendo que, sem medo de errar, aquilo que está acontecendo é uma demonstração de um desrespeito muito grande por parte do governador Wilson Lima, para com Itacoatiara.

 


05.08 (18).JPG - A vereadora Cheila Moreira disse que apoia a permanência do delegado Lázaro em Itacoatiara, pela competência e forma como ele desenvolve seu trabalho em nossa cidade.

Ela relatou que visitou nesse dia 05, a Casa de Maria, a fim de ver como estão os trabalhos de prevenção e combate à violência contra as mulheres. Destacou que esse mês é especial por causa da campanha Agosto Lilás, que visa intensificar o combate à violência contra a mulher, em todas as suas formas: físicas, psicológicas, assédios e outros.
Cheila destacou a importância da Casa de Maria, por ser uma referência para todo o Estado do Amazonas e que isso também contou com o apoio dos delegados Lázaro e Paulo, que segundo a Vereadora, apesar de homens, sempre tiveram a sensibilidade de tratar bem as mulheres, que vão à delegacia em busca de apoio.
Ela disse ainda que, em meio a tantas coisas ruins, a Casa de Maria é uma boa notícia, pois, com o trabalho que vem fazendo, já é uma referência para todo os Estado.

 

05.08 (52).JPG- O vereador Francisco Rosquilde ressaltou que não poderia deixar de se juntar a esse movimento em favor da permanência do delegado Lázaro em Itacoatiara, por entender que o mesmo tem feito um excelente trabalho. Rosquilde frisou que, como advogado, é testemunha que o Delegado tem conseguido resolver praticamente todos os casos de crimes investigados pela Polícia Civil de Itacoatiara. Assegurou que, como vereador e também em nome do Partido dos Trabalhadores, se manifesta contrário a transferência do delegado Lázaro e garantiu que o prefeito Antonio Peixoto também é contrário a essa transferência.

 

 

05.08 (25).JPG- O vereador Alcimar Filho abordou sobre as últimas mudanças ocorridas em Itacoatiara, primeiro a transferência do Tenente Coronel Beckman e agora do delegado Lázaro, o que deu fim ao trabalho em conjunto, de parceria que havia entre Polícia Militar e Polícia Civil. “Eu vejo que Itacoatiara só tem a perder com a saída dessas duas pessoas”, argumentou Alcimar, que ainda deu destaque para o pouco efetivo que tem, tanto a PM como a PC.
Finalizou dizendo que a Câmara tem força e deve lutar e se fazer ouvir pelos deputados estaduais, somando forças para pedir a permanência do Delegado.

 

05.08 (29).JPG- O vereador Richardson do Mutirão falou que, como presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara de Vereadores, também vai trabalhar para a permanência do delegado Lázaro em Itacoatiara. Ele lembrou que há uma emenda à Constituição Estadual, apresentada pelo deputado Cabo Maciel e aprovada pela Assembleia, que garante à Inamovibilidade, aos delegados com mais de três anos em uma localidade, ou seja, o direito de não serem transferidos, a não ser por motivo de interesse público.


Richardson ressaltou que, caso o Governador e o Secretário de Segurança Pública, não queiram atender ao apelo da população de Itacoatiara, que devem respeitar aquilo que diz a Constituição do Amazonas.
Ele disse que a Polícia Civil não precisa de transferência de pessoas, mas de apoio de logística, de material e de recursos humanos, a fim de desenvolver melhor o seu trabalho.
Richardson criticou a forma como está sendo conduzido o 2º BPM de Itacoatiara. Ele alertou que o Batalhão não deve ser usado para trampolim político. Assegurou que não vai aceitar e nem permitir que isso continue acontecendo em Itacoatiara.

 

05.08 (31).JPG- O vereador Gutemberg Brito perguntou até quando a Prefeitura de Itacoatiara vai ficar sem agir, a fim de resolver o problema daquele buraco na descida da Rua Borba, pois já se passaram mais de duas semanas e nada foi feito.
Sobre a transferência do Comandante Beckman e do delegado Lázaro, ele considera uma arbitrariedade, porque os mesmos estudaram muito e se preparam para ocupar esses cargos, inclusive ingressaram por concurso público. Foram anos de trabalho competente, para ganharem o respeito e a admiração da sociedade. Gutemberg disse que, aqueles que quiserem ocupar seus espaços que o façam com dedicação e competência e não querendo impor isso, através de fofocas.
Ele dirigiu-se aos supostos assessores do Governador aqui em Itacoatiara, que trabalhem e deem uma prova de amor por Itacoatiara e, se realmente não têm nada a ver com esses desmandos que estão acontecendo em Itacoatiara, que provem e assinem o abaixo assinado e se manifestem nas redes sociais, que são contra a transferência do delegado Lázaro.

05.08 (32).JPG- O vereador Bosco Rodrigues ressaltou que hoje temos razão para estarmos indignados, pois esperava-se o novo, entretanto o que se vê é um grupo de fofoqueiros de plantão para dar informações distorcidas ao Governador. Bosco disse que é esse grupo de fofoqueiros que está por trás da transferência do delegado Lázaro e também do Comandante Beckman. Duas pessoas que têm o respeito e o carinho da população.
Bosco agradeceu ao presidente A. I. Netto pelo apoio e falou dos progressos conseguidos, desde a audiência que aconteceu em maio passado, sobre o setor primário. Ele destacou a reunião na Assembleia Legislativa, marcada para esse dia 06 de agosto, quando estarão presentes representantes do Grupo Maggi e de vários órgãos governamentais estaduais e federais, algo que parecia um sonho até recentemente e agora virou questão de Estado, para dirimir de que forma serão disponibilizados, pelo Grupo Maggi, os insumos da soja, fertilizantes, milho e outros produtos para venda aos pequenos produtores de Itacoatiara e demais municípios do Amazonas.
Finalizou fazendo um apelo ao prefeito e ao secretário municipal de Meio Ambiente, para tratarem com mais respeito os produtores rurais que, na sua opinião, estão sendo humilhados e perseguidos na Barreira Policial. Ele relatou o caso de uma senhora que chegou à cidade com três sacos de carvão para vender. Disse que a mesma foi detida e teve seus três sacos de carvão apreendidos e ainda foi multada em 300 reais. Bosco disse que não quer incentivar a desordem ou a degradação ambiental, entretanto, não pode concordar com essas atitudes arbitrárias.

05.08 (39).JPG- O vereador Arialdo Guimarães, abordando sobre as mudanças e transferências que tem ocorrido em Itacoatiara, disse que não gostaria de entrar muito no mérito das questões, entretanto, começaria seu discurso com o seguinte provérbio: “quem não faz nada está sempre disposto a apedrejar aqueles que fazem”.
Ele disse que ainda é muito cedo para que grupos políticos estejam em disputa pelo poder, pois, de agora até ao período eleitoral do ano que vem, muitas coisas ainda podem acontecer e aqueles que hoje são adversários, poderão ser aliados amanhã. Ele disse que aprendeu com seu pai, a não fazer política criticando os outros. Disse que torce para que a canetada do Governador possa ser revertida e o delegado Lázaro permanecer em Itacoatiara.
Ele relatou que, por ocasião de seu retorno da Festa do Abacaxi, parou na Vila de Lindóia e pode perceber que a Escola do Pronart, que deveria atender trabalhadores rurais e comunidades quilombolas, está abandonada e com a construção parada há muito tempo. Disse que está formatando documentação, para encaminhar ao Ministério da Educação, a fim de verificar a situação das verbas liberadas e se ainda há valores a vir. Disse que é lamentável o descaso para com a educação.
Finalizou seu discurso com outro provérbio: “Devemos perdoar os nossos perseguidores, pois, eles já são infelizes, então, por que se preocupar com outra coisa? ”.

 

05.08 (44).JPG- O vereador Ney Nobre disse que alguns grupos políticos em Itacoatiara são como lobos em pele de cordeiros, pois, dizem que querem o bem de Itacoatiara e que amam o povo, mas, na realidade só pensam em seus próprios interesses.
Ele falou da sua tristeza com o governador Wilson Lima, pelo seu desprezo para com a festa do abacaxi. Parabenizou a deputada estadual Alessandra Campelo, por ter destinado emenda de 100 mil reais para a festa do abacaxi.
Dirigindo-se àqueles que criticam a festa do abacaxi, e o valor de 150 mil reais, pagos à atração nacional. Disse que o valor é pouco em relação aquilo que representa o esforço dos produtores, que, em média, nesse período de safra, mandam de 5 a 6 caminhões com milhares de frutos de abacaxis para Manaus, todos os dias. Disse que o governo do Estado deveria dar mais apoio e incentivo, pois os produtores gastam em média 25 mil reais, por hectare de abacaxi. O mínimo que o governo deveria fazer, seria abrir mais mercado para a venda desse produto, pois há produtores que têm a capacidade para produzir até 1 milhão de abacaxis por ano, mas não o fazem por falta de mercado comprador.
Ney agradeceu ao prefeito Peixoto pelo empenho na realização da festa do abacaxi. Disse que gostaria de ver o mesmo empenho do governador Wilson Lima, que durante a campanha eleitoral, chegou a gravar um vídeo em uma plantação de abacaxi de Novo Remanso.
Falando sobre a perseguição aos produtores rurais, ele disse que as pessoas não fazem carvão porque querem, mas, porque são obrigadas a lutarem por suas sobrevivências. Muitos fazem isso para pagar os estudos de seus filhos, para que os mesmos não passem por essas humilhações no futuro.
Finalizou mostrando sua indignação, primeiro com a transferência do Comandante Beckman, agora com a do delegado Lázaro.

 

05.08 (46).JPG- O vereador A. I. Netto anunciou que os vereadores João Bosco Rodrigues e Arialdo Guimarães representarão a Câmara na reunião da ALEAM, no dia 06 de agosto, quando serão tratados assuntos relacionados ao setor primário, sobretudo àqueles da venda de insumos da soja e fertilizantes pelo Grupo Maggi.
Ele disse que na reunião anterior abordou sobre as contrapartidas que antes eram oferecidas pela Hermasa, como a vaca mecânica que produzia leite e pão de soja e eram doados a entidades, creches e escolas de Itacoatiara. Mas, que há tempos já parou.
Falou da escola de fluviários que também não está mais funcionando e do antigo matadouro que foi reformado e agora abriga o centro cultural. Netto disse que aquilo que o Grupo Maggi atualmente oferece para Itacoatiara é muito pouco em relação aquilo que movimenta em termo de economia no porto graneleiro de Itacoatiara. Entretanto, ele disse que não quer polemizar e não vai entrar em rota de colisão, pois, aquilo que deseja é que Itacoatiara seja beneficiada com outros tipos de contrapartidas, como, por exemplo, uma creche modelo.
Quanto aos insumos, ele disse que está pleiteando que sejam vendidos a preços acessíveis e em quantidades adequadas, aos pequenos produtores e criadores.
Netto reiterou que o setor primário é a saída para quase tudo, por isso o governo precisa incentivar o setor primário.
Ele finalizou ressaltando que a luta para a venda de insumos da soja e fertilizantes, vai beneficiar mais de 30 mil produtores em todo o Estado do Amazonas e é uma conquista da Câmara de Vereadores de Itacoatiara, mais uma demonstração clara de que não estamos parados, que lutamos pelo bem do povo.

 Galeria de Fotos