RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 07 DE JULHO DE 2020

- A vereadora Cheila Moreira disse que estava muito feliz em poder voltar à Câmara, visto que nesse período de quarentena ela esteve participando das sessões de forma virtual.
Destacou que, infelizmente, o Corona vírus ainda continua ativo, que a pandemia não acabou, por isso, cada um tem que procurar fazer sua parte, mantendo os cuidados.
Revelou que recebeu convite para participar de uma reunião na SEMED, a fim de discutir o retorno das aulas. Cheila enfatizou que há pessoas que dizem que os pais estão levando as crianças para balneários, etc., mas são contra os filhos voltarem para a escola.
A vereadora ponderou e disse que não quer radicalizar ou comparar, porém, sobre a volta às aulas, é necessário levar em consideração várias coisas, como salas de aulas, das escolas públicas, que em média têm 40 alunos. Ela frisou novamente, que não vai ser radical, mas é importante levar em consideração várias situações, pois, infelizmente, esse vírus não vai deixar de circular tão cedo, portanto, é preciso que procuremos nos precaver.
Cheila disse que está preocupada com o que vem acontecendo no Governo do Estado, que novamente vem aparecendo nos noticiários de forma negativa. Isso acaba respingando, ou melhor, afetando de forma direta o nosso município. Ele teme que aconteça novamente aquilo que já ocorreu num passado recente e que até hoje sofremos as consequências.
Reiterou estar feliz pelo seu retorno com saúde e também por ver seus amigos com saúde.
Cheila também aproveitou para dar os parabéns ao seu pai, Adelson Moreira, pela passagem do seu aniversário.
E finalizou, ressaltando que o importante é comemorar a vida e que não devemos desejar a morte nem para nosso pior inimigo. Falou que é contra esse tipo de atitude de desejar o mal para quem quer que seja. Pois não devemos desejar para ninguém, aquilo que não queremos para nós.

- O vereador Bosco Rodrigues disse que tem percebido uma melhora no serviço de limpeza da cidade, mas que muita coisa ainda precisa melhorar.
Falou que também é cidadão e que não fica nem um pouco feliz, em ver a cidade suja e com as ruas todas esburacadas.
Reiterou novamente sua preocupação com o abandono da saúde no rio Arari, que apesar de ter duas UBS, mas as mesmas não funcionam por falta de profissionais da saúde.
Lembrou novamente que já tem a garantia de 4 deputados federal, que se comprometeram com emendas parlamentares, para a aquisição de 4 ambulanchas em 2021, para fazer o transporte de pacientes da zona rural para a cidade. Disse que o problema de falta de assistência aos moradores do interior já é crônico, entretanto, temos que ter a responsabilidade de tentar mudar essa história.

- O vereador Joanilson Mendes abordou novamente sobre o trecho danificado da AM-010, que fica bem na entrada do Conjunto Jacarezinho e acredita que há sim a possibilidade de o município resolver a situação. Ele lembrou que chegaram 500 toneladas de asfalto.
A propósito do asfalto que chegou, Joanilson frisou que dessa vez espera que o trabalho de recuperação das ruas possa ser melhor executado, de forma contínua, pois, da outra vez, foram feitos pedaços de algumas ruas não sequenciadas, ou seja, consertavam um trecho e deixavam outros por fazer. Ficando, pois, vários setores inacabados. O vereador citou o exemplo da Rua Benjamim Constant, que é uma importante via de acesso aos bairros, mas que ficou incompleta.
Joanilson disse que durante a sessão, apresentaria um requerimento à Secretária de Assistência Social, para que destaque uma equipe, a fim de visitar a zona rural, sobretudo a Costa do Amazonas, Rio Arari e as Ilhas, com o objetivo de fazer o cadastro e recadastramento das pessoas, a fim de que elas possam ter acesso aos programas sociais do Governo do Estado e Federal. Joanilson lembrou que devido à restrição e paralização de alguns serviços, por conta da pandemia, muitos deixaram de receber o auxílio emergencial da Covid, pois tinham pendências cadastrais ou nem eram cadastrados em programa nenhum, ficando assim sem receber nada, enquanto que muitos, que nem precisavam e, de forma desonesta, receberam o auxílio emergencial.

- O vereador Dário Nunes agradeceu ao presidente A. I. Netto e aos demais colegas, pela receptividade que tiveram para com o ex-deputado federal e atual presidente regional do PDT, Hissa Abrahão, na sessão do dia anterior (06).
Ele agradeceu também pela promulgação, por unanimidade, do Projeto de Lei de sua autoria, que torna obrigatório a utilização de um seguro garantia, para execução de contratos públicos de execução de obras e de fornecimento de bens e serviços. Uma espécie de seguro anticorrupção. Dário disse que isso será um instrumento para ajudar no combate a corrupção e para combater ações de empresas que deixam obras inacabadas.

(Reprodução autorizada mediante citação)

O Conteúdo da Câmara Municipal de Itacoatiara é aberto e pode ser reproduzido, desde que a fonte "site institucional da Câmara Municipal de Itacoatiara-Am" seja citado.