RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 08 DE JULHO DE 2019

Na sessão do dia 08 de julho de 2019, o subsecretário municipal de assistência social, Natanael Oliveira, utilizou a tribuna cidadã, a fim de prestar esclarecimentos e explicações acerca dos serviços sócio assistenciais prestados pela SEMAS em Itacoatiara. Ele ressaltou que as ações seguem a política nacional de assistência social, procurando trabalhar próximo às pessoas que dela precisam.
Destacou as dificuldades devido ao congelamento do orçamento federal e que tem ocorridos reduções nos investimentos.
Natanael frisou que em 2015 e 2016, houve mudanças e as contas foram unificadas em 4 blocos de gestão, a fim de facilitar os repasses, com agregação de serviços. Entretanto, ele ressaltou que a administração passada não cumpriu todos os trâmites e por essa razão, estão ocorrendo bloqueios de verbas atualmente.
O subsecretário ainda apresentou dados de outros serviços e programas que, segundo ele, estão sendo executado com muito êxito pela SEMAS.

- O vereador Gutemberg Brito salientou que todos os dados apresentados por ele, a respeito dos bloqueios de verbas da SEMAS, foram baseados em documentos obtidos no Site da Assistência Social. Depois, referindo-se aos relatórios apresentados pelo subsecretário Natanael, Gutemberg ressaltou que no papel tudo é muito lindo, mas que na prática e bem diferente. Falou ainda que é muito fácil acusar os outros e colocar a culpa dos erros atuais, na administração passada.
Gutemberg disse que não se trata de perseguição ao prefeito Peixoto, até porque, a própria sombra dele, pela sua incompetência, já o persegue. O Vereador elencou inúmeras falhas, nos vários setores da atual administração, no entanto, frisou que não é dono da verdade, que as pessoas podem tirar suas próprias conclusões.

- O vereador Bosco Rodrigues sugeriu a realização de uma audiência pública para tratar dos assuntos da SEMAS, pois, assim teria como debater e questionar os dados apresentados.
Ele mostrou uma reportagem do programa Itacoatiara Acontece, relatando o drama de uma família, cuja casa sofreu um incêndio e destruiu tudo o que eles tinham. Bosco fez apelo para que as pessoas possam ajudar.
Bosco também mostrou a reportagem, fazendo um resumo da audiência ocorrida, na semana passada na ALE, onde foi tratado sobre o pedido para que a empresa Hermasa possa vender os insumos da soja, milho, sementes de algodão e fertilizantes, para os produtores rurais do Amazonas.

- O vereador Francisco Rosquilde ressaltou que está muito feliz com a notícia que foi repassada pelo presidente A. I. Netto, sobre o compromisso dos deputados Álvaro Campelo, Cabo Maciel, Dr. Gomes e Sinésio Campos, que asseguraram que destinarão emendas impositivas, para a compra de equipamentos, visando equipar três salas de hemodiálise no hospital de Itacoatiara. Ele destacou que Itacoatiara merece isso, porque atende não apenas seus pacientes, mas pessoas que vêm de outros municípios vizinhos.
Rosquilde apresentou o violonista Douglas Ayda, que ele conheceu no final de semana passado, tocando no Bairro do Jauary, o qual estava presente no plenário e foi convidado a fazer uma apresentação. Antes de tocar uma música, o violonista ressaltou que está com um projeto de ensinar música para crianças de nossa cidade.

- O vereador Ney Nobre relatou sobre a festa ocorrida no último final de semana na Comunidade Santo Antonio do Sangaua, que teve a participação de mais de 10 comunidades, prestigiando o evento que é uma festa tradicional da cultura regional.
Sobre a recuperação da malha viária da cidade, Ney disse que lamentava concordar, mas, infelizmente o governador Wilson Lima só está fazendo propaganda e brincando com o povo de Itacoatiara. Pois o serviço está parado e o povo já não aguenta mais esperar, porque as ruas estão totalmente esburacadas. Que é preciso priorizar as ruas de maior tráfego e que dão acesso aos bairros. “O governador precisa ter respeito com Itacoatiara”, finalizou.