RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE FEVEREIRO DE 2019

- O vereador Bernardo Santiago destacou que a Câmara de vereadores está sempre atenta aos interesses da população, indo a à Manaus em busca de recursos e melhorias para o povo.
Em seguida falou da festa dos jovens da Igreja Assembleia de Deus, da Vila do Batista e parabenizou a equipe liderada pelo Pastor Herivelto, frisando que ficou muito feliz em ver o empenho da juventude, na realização do evento, que segundo ele, não teve ajuda da Prefeitura e de nenhum político, fato que ele considerou como positivo, pois assim a Igreja não fica amarrada a nenhum tipo de compromisso com a classe política.

- O vereador Richardson do Mutirão parabenizou Itacoatiara pela realização do FECANI, entretanto, relembrou que todo ano é a mesma ladainha, da incerteza de apoio do Governo do Estado. Reiterou que, apesar das dificuldades, a equipe envolvida realizou um bom festival.
Ele relatou que esteve, durante o feriado, visitando o Ramal do Inajatuba, no Rio Urubu e pode constatar a realidade de abandono, que não é diferente dos demais ramais do município. Richardson voltou a alertar: se não forem feitas obras de reparos dos ramais nesse período de verão, os produtores rurais terão muitas dificuldades durante o inverno.

- O vereador Gutemberg Brito disse que não iria se manifestar, enquanto não recebesse uma cópia do contrato das ambulâncias que prestam serviços para o município. Ele reiterou que considera um absurdo, terem passado duas semanas, e o Poder Executivo não ter dado uma resposta ao presidente da Casa. Gutemberg disse que acha muito estranho estarem retardando essa informação, o repasse de uma cópia de um simples contrato. Ele suspeita que haja algo de errado, porém, só vai se pronunciar quando estiver de posse de documentos.

- A vereador Cheila Moreira agradeceu pelos 174 votos recebidos de seus correligionários, na eleição para a escolha da presidência do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores – PT, de Itacoatiara. Ela explicou que esse é um processo que ocorre de 4 em 4 anos, em todo o Brasil, quando são escolhidos os delegados nacionais, regionais, presidentes de Diretórios, dentre os filiados do PT.
Cheila enfatizou que, apesar de não ter vencido a disputa, se considera vitoriosa, pois acredita que está em pleno crescimento dentro do Partido. Ela fez inclusive uma analogia, com o período em que a criança está aprendendo a andar, que é um processo que envolve quedas, mas sempre há o levantar para então começar a andar.
Cheila assegurou que vai continuar buscando a realização de seus sonhos, porque se sente preparada para novas conquistas. Disse que a humildade está no coração das pessoas. Reconhece que o PT tem seus erros e defeitos, entretanto há qualidades e ela se sente descolada e, sem demagogia, vai continuar lutando pelos seus ideais. Reiterou que saiu da disputa com o espírito vitorioso e mais combativo para lutar.

- O vereador Francisco Rosquilde falou sobre o projeto que ele apresentou, pelo qual se reconhece a data de fundação do município de Itacoatiara no dia 08 de setembro de 1683.
Ele parabenizou a professora Francelízia pela vitória conquistada para a presidência do Diretório Municipal do PT de Itacoatiara. Ele reconheceu que o PT cometeu erros, sendo um deles, ter se afastado do povo, por isso, ele entende que o seu Partido precisa voltar para o seio da sociedade.
Falando sobre o FECANI, Rosquilde disse que o evento precisar se profissionalizar, assim como fizeram os bois de Parintins. Frisou que do jeito que está não tem mais condições de continuar. “O FECANI precisa ser repaginado e repensado”, disse o Vereador que atribui a pouca participação de visitantes, às incertezas do Festival, que até às vésperas não se sabe se vai ser realizado ou não. Por isso as pessoas acabam não se planejando para vir para cá.

- O vereador A. I. Netto esclareceu que o Projeto sobre a data de fundação de Itacoatiara ainda está em tramitação na Câmara e que a mesma não substitui a data de elevação a categoria de cidade. Reforçou que nesse projeto não está sendo debatido a data de aniversário de Itacoatiara. Disse que se trata de um assunto importante, porque envolve a história do município. Justamente por isso, Netto assegurou que todos os cuidados serão tomados, inclusive já encaminhou o projeto para apreciação da UFAM, UEA e da equipe do Instituto de Geografia e Pesquisa do Amazonas, a fim de que possam emitir pareceres sobre o assunto.
Netto falou ainda a respeito da audiência pública sobre a mudança da lixeira, que terá a participação da diretoria do IPAAM, pois é preciso ter conhecimento das técnicas que serão utilizadas para a instalação da nova lixeira. Ele disse que, se isso não for observado, o que vai acontecer é apenas parar de poluir uma área, para poluir outra. Ressaltou que esse assunto tem que ser debatido e trabalhado com responsabilidade.
Netto enfatizou que é importante que se desenvolva a reciclagem e a coleta seletiva, como por exemplo, o aproveitamento do lixo orgânico para compostagem e produção de adubos.

- O vereador Arialdo Guimarães revelou que acompanhou pelas redes sociais, os debates envolvendo o projeto sobre a data de fundação de Itacoatiara. Disse que houve críticas, por isso viu a necessidade de debater esse assunto com muito cuidado, para que os vereadores não sirvam de gozação depois. Ele lembrou que há divergências sobre o assunto e citou as opiniões defendidas pelo Dr. Francisco Gomes, que é escritor e Historiador e pelo professor Frank Chaves.
A respeito da lixeira ele concorda que é importante que seja feito um aterro sanitário de verdade, pois, não se pode tirar o problema de um local e colocá-lo para outro.
Finalizou elogiando o trabalho do presidente A. I. Netto, à frente da Câmara Municipal de Itacoatiara.