RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2020

- O vereador Richardson do Mutirão, primeiramente elogiou a maneira como o presidente A. I. Netto conduziu a sessão do dia anterior (08 de junho), de forma imparcial e com sabedoria, com isso o parlamento de Itacoatiara saiu vitorioso, mostrando maturidade na condução de um processo, que não é bom para ninguém, para nenhum município, entretanto, que precisa ser esclarecido.
O vereador disse que reorganizou o seu pedido de instalação de CPI, devidamente embasado com todos os fundamentos que a Casa exige.
Reiterou que, independentemente do número de assinaturas, todos os vereadores depois vão analisar o relatório da CPI, que será lido em sessão plenária e cada um vai votar de acordo com suas convicções.
Richardson falou que essa troca de gestor acontece em um momento delicado e crucial, em meio a uma pandemia, com nossa malha viária toda deteriorada, comércio reabrindo de forma cautelosa, por isso, a economia vai demorar para se recuperar. Então, é hora da união do Parlamento e de todas as forças, a fim de que possamos encontrar um caminho para Itacoatiara reagir e sair dessa crise.
Richardson revelou que o deputado Cabo Maciel assegurou que até o final desse mês de junho, o governador Wilson Lima virá a Itacoatiara, para falar da revitalização da Rodovia AM-010, na realidade – completou Richardson – ele virá para dar início às obras aqui por Itacoatiara, assim como prometeu em março passado, em reunião na Colônia Z-13.
Richardson disse que esse período de pandemia da Covid-19, acabou encobrindo muitos outros assuntos, como esse da AM-010, além das emendas parlamentares, que precisam ser agilizados os processos licitatórios, independentemente de quem esteja como prefeito, pois é necessário cumprir alguns prazos, sob pena de perdermos os recursos.

 

- O Vereador Joanilson Mendes abordou sobre a situação caótica do cemitério municipal, que já está com sua capacidade praticamente esgotada, sem espaço para novos sepultamentos, o que tem causado até constrangimentos para algumas famílias que, muitas vezes, encontram dificuldades para sepultar seus entes queridos.
Ele revelou que há uma proposta, inclusive com recurso de 250 mil reais, para a aquisição de um terreno que fica anexo ao atual cemitério.
Joanilson disse não entender como o poder público tem tanta dificuldade em conseguir um terreno adequado, para a construção de outro cemitério. Ele disse que viu muita facilidade para conseguir áreas de terras para outros empreendimentos, no entanto, para cemitério até agora nada, o que, segundo ele, indica um desinteresse dos gestores pelo assunto cemitério.
O vereador adiantou que vai apresentar um requerimento indicativo ao gestor municipal, pedindo que seja construído, no terreno anexo que será comprado, uma necrópole com gavetões, a fim de aproveitar bem o novo terreno. Ele disse que isso não vai causar nenhum tipo de impacto ambiental. Disse que é preciso organizar os nossos espaços e o cemitério é um deles.

 

- O vereador Bosco Rodrigues também elogiou a forma como o presidente A. I. Netto conduziu a sessão anterior. Disse que tem orgulho da Câmara e também de ser vereador.
Falou que é triste o que está acontecendo com Itacoatiara. No meio dessa pandemia, agora essa instabilidade política com a troca de gestor. Disse que muitas pessoas vivem com o medo da incerteza, sobretudo os funcionários públicos municipais.
Bosco enfatizou que, não importa quem seja o prefeito, mas, se tiver compromisso com o povo, terá o seu apoio e certamente o da Casa. Que ele vai trabalhar para somar forças em favor da coletividade.
O Vereador reiterou a importância das emendas parlamentares, citou como exemplo as 4 ambulâncias que foram entregues recentemente, resultados de emendas apresentadas por deputados estaduais, federais e senadores.
Bosco disse que no próximo dia 17 de junho, uma equipe de vereadores vai até Manaus, até ao estaleiro onde se encontra a UBS fluvial, o objetivo da viagem é verificar in loco, o que está faltando para que a mesma seja liberada e comece a atender o povo ribeirinho do interior de Itacoatiara.
Finalizou dizendo que vai honrar seu mandato até o final, no dia 31 de dezembro de 2020. Se o povo achar que ele deve continuar, vai agradecer. Caso contrário, vai respeitar a vontade popular.

 

- O vereador Francisco Rosquilde lamentou que as mesmas redes sociais e grupos que difamaram e insultaram os vereadores, no último final de semana, não tiveram a dignidade de dar o mesmo destaque naquilo que aconteceu na sessão do dia anterior, 08 de junho passado. Não divulgaram uma linha sequer.
Ele disse que esses grupos, blogs, etc., acusam e condenam antecipadamente, sem verificar a veracidade das informações, na realidade, das desinformações. É um tipo de imprensa maldosa e tendenciosa, por isso ele deixou o seu repúdio a todos que agem dessa forma.
Rosquilde depois abordou sobre o trabalho de vários colegas vereadores, que já foram reeleitos, inclusive citou a si próprio. Argumentando que, se foram eleitos e reeleitos, é por que seus eleitores viram o trabalho que fizeram em favor do povo. Portanto, ele disse que está tranquilo e sabe que tem trabalhado para honrar seu mandado, assim como seus colegas, portanto, quem vai decidir é o povo.
Quanto à CPI, Rosquilde disse que vai analisar todo o conteúdo do processo, com muita cautela e de forma minuciosa, a fim de fazer um julgamento justo.

 

- O vereador Ney Nobre ressaltou que o seu partido, MDB, está ao lado do povo, seguindo orientação do senador Eduardo Braga, o que pode ser comprovado pelo discurso do presidente da Casa, A. I. Netto, que conduziu de forma coerente a sessão anterior.
Frisou que a linha sempre seguida por ele, é aquela do trabalho em favor do povo. E é por isso, segundo Ney, que aqueles que atacam é porque não têm trabalho em favor do povo, aí partem para falar mal, procurando defeitos naqueles que tem trabalho.
Quando a crítica é sobre o trabalho é aceitável, mas, ele disse que fica triste com os ataques à honra das pessoas, de homens e mulheres e seus familiares que são desrespeitados.
Ney disse que a melhor resposta é o trabalho, entretanto, é preciso ir na justiça contra as injúrias, a fim de que, aqueles difamadores possam ser responsabilizados pelos seus atos.
Ele ainda deu destaque para os quase 40 milhões de reais, que o senador Eduardo Braga destinou em emendas parlamentares para Itacoatiara, que precisam ser observadas e executadas pelo gestor municipal, observando os trâmites, para que os recursos não sejam perdidos.
Finalizou parabenizando os produtores de abacaxi da região de Novo Remanso pela conquista do selo de Indicação Geográfica – IG.

 

- O vereador Bernardo Santiago abordou sobre o preço da gasolina praticado em Itacoatiara. Ele destacou que são anunciadas as reduções de preços, mas aqui o valor não reduz, pelo contrário, só aumenta.
Bernardo Disse que vai buscar o apoio do deputado Álvaro Campelo, que é o presidente da Comissão de Defesa do Direito do Consumidor da ALEAM, para que ele possa fazer algo em favor dos moradores do nosso município, pois os postos cobram preços absurdos.

 

(Reprodução autorizada mediante citação)

O Conteúdo da Câmara Municipal de Itacoatiara é aberto e pode ser reproduzido, desde que a fonte "site institucional da Câmara Municipal de Itacoatiara-Am" seja citado.