RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 10 DE DEZEMBRO DE 2019

- O vereador Bosco Rodrigues mais uma vez falou do evento realizado no último sábado, na Colônia de Pescadores Z-13, que contou com a presença de deputados, do prefeito, do vice-governador, demais autoridades e o povo em geral, sobretudo pescadores. Ele aproveitou a presença do seu colega Neguinho da Z-13 e o parabenizou pela realização do evento.

Bosco ressaltou que é importante apoiar o governo em suas ações, independentemente de cores partidárias. Ele lembrou que não votou no atual governo, mas, nem por isso vai deixar de apoiar, sobretudo quando se trata de querer o bem de Itacoatiara.
Depois ele falou aos seus colegas Gil Libório e Francisco Rosquilde, que precisam organizar a ida da Comissão de Transporte ao DNIT, a fim de saber o porquê de o antigo porto continuar interditado e o novo ainda não ter sido alfandegado, o que está precisando ser feito. Ele finalizou reiterando que é necessário que o DNIT se afaste da administração do porto, porque não tem competência para isso, afinal a sua alçada é cuidar de estradas e rodovias e não de portos e hidrovias.

- O vereador Arialdo falou sobre a ornamentação da Avenida Parque, que está recebendo críticas. Ele lembrou de um ex-prefeito que já promoveu competições entre a população para a ornamentação das praças e da avenida. Arialdo recordou que havia muita disputa, algo muito saudável e lindo. Lamentou que o projeto não tenha continuado em outras administrações. Pois havia uma competição acirrada para se fazer o melhor, tanto que eram contratados artistas de Parintins e Maués para virem fazer trabalhos de ornamentação.
Arialdo ressaltou que os turistas e visitantes ficavam admirados com tanta beleza. Ele disse que chegou a fazer um projeto, mas não foi dado sequência pelos sucessores.
O vereador sugeriu que nos próximos anos poderia ser feito parcerias com os empresários e comerciantes, a fim de fazer a ornamentação das praças e da Avenida Parque.

- O vereador Joanilson Mendes, abordando sobre a situação dos nossos portos, disse que participou de uma audiência pública, onde um empresário assegurou que iria fazer o trabalho de reforma e adequações do porto Chibly Abrahim, que no dia 15 de novembro passado, esse empresário já estaria com suas máquinas e equipamentos apostos para começarem os trabalhos. Joanilson disse que até achou estranho começar o trabalho num feriado, mas, como se tratava de uma empresa particular, acreditou que assim seria feito, entretanto, nada se concretizou, parece que não passou de uma Fake News.

Joanilson pediu à Comissão de Transporte da Casa, que pretende ir ao DNIT, que verifique se houve licitação, qual o valor, qual o prazo para entrega dos serviços, etc.
Ele voltou a criticar de forma veemente a construção do porto novo que, na sua opinião, foi mal feito e mal planejado, pois, com menos de um ano de sua inauguração já está se deteriorando e disse que não pode haver perspectiva de melhorias para a cidade se isso continuar assim.

- O vereador Francisco Rosquilde, falando sobre a ornamentação da Avenida Parque, disse que é isso que se pode oferecer para o momento. Ressaltou que o natal não tem truques e nem magia, mas tem a celebração do nascimento de Jesus, um presente de Deus para o mundo. Frisou que Jesus nasceu humilde, não como um rei, pois sua condição sempre foi a humildade. Rosquilde destacou que isso é que tem deve ser comemorado e festejado, que o tema de ornamentação da Avenida Parque deveria ser: NATAL, PRESENTE DE DEUS PARA O MUNDO.
Finalizou assegurando que a Comissão de Transporte vai sim ao DNIT, está apenas aguardando a confirmação do presidente A. I. Netto, para que eles possam ir representando a Câmara.