RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 12 DE MARÇO DE 2019

por Assessoria CMI publicado 11/03/2019 23h00, última modificação 08/04/2019 20h34

- O vereador Bosco Rodrigues convidou seus colegas vereadores e o público em geral, para a audiência pública que discutirá o andamento do projeto do manejo sustentável do jacaré, que realizar-se-á no dia 26 de março de 2019.

Pediu também o apoio dos demais vereadores para juntos trabalharem pela realização de uma audiência pública, a fim de discutir sobre o porquê dos preços dos combustíveis serem tão caros em Itacoatiara, haja vista que temos aqui um grande terminal de combustíveis na cidade. Apesar disso as distribuidoras e donos de postos continuam trazendo combustíveis de Manaus para cá. Bosco disse que a audiência será para buscar explicações por que isso acontece.
Ele finalizou pedindo uma moção de pesar à família da senhora Rosa Vital Nogueira, que faleceu nesse dia 12 de março 2019.

- O vereador Ney Nobre reiterou o convite para a audiência pública que será realizada no próximo dia 22 de março de 2019, na Vila de Novo Remanso, objetivando discutir a falta de regularidade no fornecimento de energia elétrica e a cobrança de conta abusivas.
Ney exemplificou a situação citando o caso da Ilha Grande do Soriano e do Beija Flor, que estão há dois meses sem energia elétrica e a Eletrobrás não deu nenhuma solução para o problema.
Acerca das contas com valores abusivos, o Vereador citou que há moradores com tarifas a pagar acima de um mil reais e o pior de tudo é que os mesmos não têm a quem recorrer.
Ney também mostrou sua preocupação com a enchente dos rios e com os possíveis prejuízos que os produtores rurais terão, com a perda de suas produções. Disse esperar que tanto a Prefeitura, quanto o Governo do Estado estejam atentos para isso, a fim de socorrerem os ribeirinhos.
Ele finalizou cobrando do governador Wilson Lima mais atenção e respeito para com nosso município, sobretudo com a recuperação da malha viária da cidade. Disse que gostaria que o Governador estivesse assistindo o seu discurso e assim saber que Itacoatiara espera por ações urgente do Governo do Estado.

- O vereador Richardson do Mutirão, abordando a respeito da audiência que os vereadores e o prefeito tiveram com o governador Wilson Lima, relatou ter estranhado a interferência, na reunião, da secretária municipal de saúde, Keith Anne Passos, que para ele foi inoportuna, além disso, não foi interrompida pelo prefeito Peixoto.
Richardson fez duras críticas à secretária Keyt Anne que, segundo ele, ainda não disse para que veio e não entende por que o prefeito a mantém no cargo.
O vereador destacou que acha um absurdo o estado em que se encontra a saúde de Itacoatiara, mesmo sendo alegado que são gastos 25% a mais do que a Lei estabelece. Ou seja, ao todo, segundo informações da Secretaria, são gastos os 15% obrigatórios e mais 25%, totalizando 40%. Então, onde são empregados esses valores, que não se veem os resultados? Foi o questionamento do Vereador.
Richardson reiterou sua preocupação com as emendas impositivas do Governo do Estado, que foram direcionadas pelos deputados para Itacoatiara. Ele destacou aquelas feitas pelo deputado Cabo Maciel. Falou que vai ficar atento e cobrar que sejam feitos os projetos, a fim de que as verbas não sejam perdidas.
Finalizou criticando o IMTT, que parece ser apenas um cabide de emprego, pois não faz a manutenção dos semáforos, não pinta uma faixa de pedestre, etc. disse esperar que o presidente Grana possa fazer alguma coisa para melhorar a situação.