RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 14 DE JULHO DE 2020

- A vereadora Cheila Moreira falou sobre a limpeza pública que há muitas reclamações, porém, ela ponderou e ressaltou que a população também precisa fazer a sua parte. Cheila relata que já presenciou as máquinas retirando entulhos da lateral das ruas, de manhã, quando foi a tarde os moradores já estavam jogando novamente galhos de árvores e outros entulhos.
Cheila reiterou que o cidadão também é responsável em manter a cidade limpa, ficando atendo aos horários e dias da coleta, evitando assim jogar o lixo fora dos dias e horários determinados.
Ela abordou também sobre o serviço de iluminação pública, que muitas vezes é feita a manutenção, mas os vândalos danificam as mesmas, pois fica mais fácil praticar seus delitos a noite na escuridão.

- O vereador Ney Nobre parabenizou a sua colega, vereadora Cheila Moreira, pelo discurso a respeito da limpeza da cidade, pois, ele é da opinião que o cidadão também é responsável de manter a cidade limpa.
Ele frisou que gostaria muito de trazer a experiência dos mutirões de limpeza que já fez no Rio Urubu, para serem executado aqui na cidade, porque há muitos igarapés e também a frente da cidade que necessitam de uma boa limpeza. Seria interessante envolver a população nisso, para dar exemplo em como manter nossa cidade limpa, cuidando assim da preservação do meio ambiente.
Ney também abordou o assunto das aulas virtuais que estão acontecendo, ele ressaltou que nem todos os alunos tem condições de acompanhar as aulas, porque não tem acesso a internet e nem recursos para imprimir os trabalhos ou apostilas. Ele disse que tanto o município quanto o estado precisam rever essa situação. Sugeriu que seja utilizado os recursos que seriam gastos com o transporte escolar, para ajudar a custear essas despesas. “É um problema muito preocupante para a sociedade, que vai refletir no final do ano letivo, com a reprovação de muitos alunos”, frisou Ney.
Finalizou adiantando que vai apresentar requerimentos, pedindo a reforma da Escola Municipal Bom Pastor, na AM 010, limite com Rio Preto da Eva. Além de outras escolas na zona rural, como aquela da área indígena, no correnteza, Rio Urubu.

- O vereador Joanilson Mendes ressaltou que seria a terceira vez que levantaria a questão da limpeza das laterais da estrada AM 010 e a iluminação do trecho até a entrada do Jacarezinho. Lembrou que há muitas pessoas que utilizam aquele trecho para caminhadas, práticas esportivas e também para ir e vir, entretanto, correm sempre o risco de sofrerem acidentes.
Joanilson lembrou novamente da entrada do Conjunto Jacarezinho, porque o buraco que havia na estrada, agora já virou uma cratera. E além do risco de assalto, as pessoas agora temem pelos acidentes de trânsito. “Já que o estado está distante, o município pode tomar a frente e resolver esse problema, que não é difícil de solucionar, aproveitando o asfalto que chegou, que não é de boa qualidade, mas dá para amenizar a situação, já está passando da hora de fazer isso, antes que aconteça um acidente”, sugeriu Joanilson.
O vereador disse que recebeu o convite para a inauguração da Escola João Ramalho, na Ilha do Risco e destacou que fez parte dessa história, pois em 2017 já havia o pedido do povo para que isso acontecesse. Ele lembrou que em 2018, foi feito um abaixo assinado e que foi entregue ao secretário Adilon, juntamente com um modelo de construção, próprio para várzea, que já vinha sendo utilizado com sucesso em Boa Vista do Ramos.
Portanto, no próximo dia 18 será inaugurada essa escola, feita num padrão diferenciado daqueles que vinham sendo feito até agora. Joanilson disse que sonha com outras escolas nesse padrão, sendo construídas nas demais comunidades de várzea. “Não há como retroceder, seja quem for o próximo administrador do município, esse é o modelo de construção, que deve ser seguido para essas áreas”, destacou o vereador. Ele sugeriu que o secretário possa aproveitar esse período de paralisação das aulas, por conta da pandemia, para fazer a reforma das demais escolas, utilizando inclusive os recursos que não estão sendo usados para o transporte escolar, visto que as aulas estão paralisadas.
Disse que o mesmo poderia ser feito, pelo secretário de infraestrutura, com os ramais e estradas vicinais.

- O vereador Bernardo Santiago falou que a questão do lixo é um problema sério, que acontece não apenas na cidade, mas também nas comunidades do interior, pois já sofrem com descarte desordenado de lixo.
Ele cumprimentou várias comunidades do Rio Arari, que já acompanham as sessões da Câmara pela internet.
Sobre a inauguração da Escola João Ramalho, falou que está feliz com a notícia e espera que outras comunidades possam ser contempladas com escolas desse padrão.