RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 15 DE JUNHO DE 2020

- O vereador Richardson do Mutirão abordou sobre o Projeto de Lei dos Consignados, que é mais uma conquista da Câmara em favor do funcionalismo público municipal.
Ele adiantou que está tratando com o prefeito Gustavo Brás, sobre a situação dos professores contratados, a fim de verificar a reposição salarial do mês de maio passado, visto que os mesmos receberam apenas 1/3 do que tinha direito.
Richardson abordou ainda sobre a Lei que dá direito aos profissionais da área de saúde, a receberem o auxílio insalubridade, correspondente a 30% dos seus salários. O vereador acredita que, ao ser efetivado, esse ganho vai injetar mais recursos para movimentar a economia do município.
Finalizou pedindo que o presidente A. I. Netto possa indicar os nomes que vão integrar a CPI, que vai investigar as suspeitas de irregularidades na Secretaria Municipal de Saúde. Colocou seu nome à disposição e disse que a CPI não é para condenar ninguém de forma antecipada, pelo contrário, é uma oportunidade que está sendo dada, para que os fatos sejam esclarecidos.

- A vereador Cheila Moreira falou que gostaria de destacar, através da Comissão dos Direitos da Mulher e Bem-Estar Social, o aniversário de um ano de fundação da Casa e Maria e, na oportunidade agradeceu ao presidente A. I. Netto e demais pares, pelo apoio que deram para que a Casa de Maria fosse criada.
Lembrou da luta que ela e outras pessoas vem travando ao longo desses anos, a fim de que as mulheres, crianças e idosos possam ter seus direitos assegurados.
Cheila frisou que muitas ações para acontecer dependem muito de vontade política, por isso, fez questão de agradeceu ao governador Wilson Lima, que se mostrou sensível à causa e possibilitou a instalação da Casa de Maria. Ela disse que tudo foi possível devido a somatória de esforços. Lembrou do apoio da Prefeitura de Itacoatiara e do empenho da senhora Tânia Chantel.
A vereadora lembrou que o dia 15 de junho é dia de combate à violência contra as pessoas idosas.
Finalizou dizendo que se sente feliz e orgulhosa de ter participado da luta pela criação da Casa de Maria, que também dá apoio aos idosos. Ressaltou que sozinho ninguém faz nada, que essa conquista também é de toda a Câmara Municipal.

- O vereador Joanilson Mendes frisou que entende que esteja acontecendo a troca de secretários municipais, entretanto, lembrou que independentemente de quem seja o secretário, as demandas do povo continuam, os problemas estão aí e precisam ser resolvidos e solucionados.
Ele citou como exemplo a água servida que sai do Conjunto Jacarezinho e deságua toda na Rodovia AM 010, o que já está causando danos da pista e transtornos para quem passa por ali, em veículos ou a pé.
Joanilson disse não entender por que as empresas, quando realizam uma obra pública, geralmente fazem mal feito, com materiais de péssima qualidade. Citou isso, porque, o Conjunto Jacarezinho faz pouco tempo que foi inaugurado e desde que foi entregue já apresentava esse problema na rede de esgoto.
Enfatizou que vai falar com o novo secretário municipal de infraestrutura, a fim de pedir uma solução para o problema, visto que o Conjunto está dentro do perímetro urbano do município.
Joanilson reiterou novamente sua preocupação com o ramal que dá acesso ao Bairro Jacarezinho, Comunidade Nossa Senhora da Conceição que, por ser um Bairro, também merece serviço de urbanização.

- O vereador Bosco Rodrigues revelou que recebeu da Secretaria Municipal de Saúde, resposta informando que no próximo dia 17 de junho, dois funcionários da Secretaria acompanharão os vereadores, na visita ao local onde está a UBS Fluvial, em Manaus, a fim de verificarem a real situação da mesma. Bosco lembrou que essa UBS já deveria estar em Itacoatiara há muito tempo.
Foi informado que ainda faltam 290 mil reais para a prefeitura pagar para a liberação da mesma. Bosco disse que vai ver direitinho os dados, porque, no ano passado foi votado pela Câmara, a liberação de 450 mil reais, restantes para essa UBS.
Disse que seu desejo é que no período pós pandemia, a saúde do município e, sobretudo, da zona rural possa ser bem melhor do que é hoje. Reiterou que a zona rural precisa de, no mínimo, quatro ambulanchas para dar apoio a UBS Fluvial.
Falou que no próximo dia 19 a equipe de saúde da Câmara vai ao Rio Arari, concluir a visita às comunidades e estendeu o convite aos demais vereadores.
Finalizou informando, que conversou com o prefeito Gustavo Brás e que o mesmo assegurou que dará todo seu apoio a conclusão do Manejo do Jacaré. Pois, membros da administração que foi afastada estavam atrapalhando o andamento do projeto.

- O vereador Bernardo Santiago parabenizou a equipe de limpeza pelo serviço realizado nos Bairros Moisés Israel e da Paz, assim como em toda cidade.
Também parabenizou os Agentes Comunitários de Saúde pelo empenho, visitando as famílias da zona rural, apesar das condições adversas, como, por exemplo, receberem apenas uma quota de 15 litros de gasolina por mês. Santiago disse que o ideal seriam 30 litros, no mínimo.
Ele acredita que a UBS Fluvial vai melhorar o atendimento de saúde no Rio Arari e nas Ilhas. Reiterou que Itacoatiara há muito tempo já deveria estar com essa UBS funcionando, mas faltou mais interesse da Administração que saiu, pois, Urucurituba que é um município bem menor, já está com sua UBS Fluvial em pleno funcionamento, enquanto nós, ainda estamos esperando a nossa chegar.
Também parabenizou os presidentes de comunidades do interior pela luta incansável, lembrou que já foi presidente de comunidade e sabe das dificuldades enfrentadas.