RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 16 DE DEZEMBRO DE 2019

- O vereador Gutemberg Brito disse que desde o ano de 2017 que a Prefeitura de Itacoatiara vem fazendo regime de urgência para o recolhimento do lixo. Já em 2018, mesmo uma empresa tendo ganhado a licitação, foi mantido o regime de urgência. Por conta disso ele disse que a empresa Estrela Guia Engenharia entrou com representação, no dia 11 de dezembro de 2019, contra a prefeitura com ação cautelar e a Justiça está pedindo que a situação do lixo seja regularizada, pois, segundo o vereador, são 720 dias de regime de urgência na limpeza pública.
Gutemberg disse que mais um ano está chegando ao fim e a prefeitura continua engessada, com os recursos comprometidos, sendo que não consegue recuperar, sequer, um buraco de rua, pagamento de médicos atrasados e etc.
Lembrou que foi feita audiência pública para resolver a situação da Cooperativa dos médicos, para quem a prefeitura está devendo mais de um milhão e meio de reais, sendo que até agora, nada foi resolvido e o médicos já estão com 4 meses que não recebem seus salários, por conta disso ele adiantou que pediria vistas de dois projetos enviados pela prefeitura e votaria contra, como forma de protesto por esse descaso da Prefeitura.
- O vereador Bosco Rodrigues parabenizou seu colega Ney Nobre, pela homenagem feita ao secretário da SEPROR, Petrúcio Júnior, com a entrega do título de cidadão itacoatiarense. Bosco disse que ele tem se mostrado um dos melhores secretários do atual governo do Amazonas, que é uma pessoa preocupada com o setor primário e que já acenou com a boa vontade de resgatar para Itacoatiara a feira agropecuária.
Bosco disse que a desapropriação do terreno da EXPAMA, para a construção do Centro de Eventos, foi uma covardia que fizeram com Itacoatiara, pois nós precisávamos das duas coisas.
Ele se mostrou esperançosos com as promessas do secretário Petrúcio, quanto a reativação da EXPAMA.
- A vereadora Cheila Moreira falou sobre os eventos ocorridos nesse final de semana, quando os diretórios estadual e municipal empossaram seus presidentes. Em Manaus o deputado Sinésio Campos e em Itacoatiara a professora Francelízia Silva, que vão dirigir os respectivos diretórios do Partido dos Trabalhadores, por 4 anos.
Cheila ressaltou que a população, muitas vezes, precisa entender que ela e outras pessoas fazem parte de grupos políticos, que as vezes as discussões ficam acaloradas, sobretudo nas eleições locais.
Ela disse que hoje o PT é governo em Itacoatiara, mas ela reconhece que não está bem, que há muitas dificuldades a serem vencidas, como o problema da malha viária, que não será fácil de resolver, afinal, agora vai começar o período chuvoso e, aquilo que já está ruim pode ficar pior, por isso ela não tira a razão e o direito de as pessoas reclamarem, porque as reclamações deles é a dela também.
Cheila ressaltou que essa falta de infraestrutura prejudica vários segmentos da sociedade, como a saúde, a segurança, o comércio e outros.
Ressaltou que na política não podemos ser extremistas, pois as discussões e desavenças atingem amigos e familiares, por isso é preciso ponderação.
Ela disse ainda que o governo municipal do PT precisa fazer uma avaliação sensata, que as pessoas de bem que estão próximas ao prefeito, devem falar a verdade para ele.
- O vereador Francisco Rosquilde destacou o fato de o TCE ter aprovado, por unanimidade, a prestação de contas do professor Raimundo Hailton da Cruz Farias, durante o período que ele presidiu o IMPREVI, que quando ele assumiu estava deficitário e agora está superavitário. Ele disse que isso é motivo de orgulho e é bom ver pessoas comprometidas e com zelo pela coisa pública.
Finalizou assegurando que ele vai votar favorável ao orçamento do município para 2020.
- O vereador Ney Nobre falou da entrega do título de cidadão itacoatiarense ao Secretário Petrúcio da SEPROR, ressaltando que mais de 20 comunidades rurais e cooperativas estiveram prestigiando o evento. Ele disse que o senhor Petrúcio representa muito bem o setor primário e que já deu mostras de que quer o bem de Itacoatiara e disse que vai trabalhar muito mais pelo setor primário, buscando a valorização do homem do campo.
Ney voltou a falar da luta que vem travando para que os produtores de abacaxi tenham o direito de vender sua produção, na feira da banana e na feira da Manaus Moderna, na capital do Estado. Ney disse que graças a Deus e ao secretário Petrúcio, junto com outras autoridades e o apoio do deputado Sinésio Campos, foi garantida a permissão para que os produtores da Região de Novo Remanso possam vender nesses locais da Capital.
Ney frisou que, em média, são 16 caminhões, por dia, que chegam a Manaus carregados com abacaxis, vindos daquela região, que é terceira maior produtora do norte do Brasil.

O vereador disse que está otimista, pois foi prometido que vamos ter a primeira feira atacadão de abacaxi em Manaus.
- O vereador A. I. Netto agradeceu seus colegas vereadores, pelo apoio que têm dado a sua administração como presidente da Câmara.
Ele disse que hoje foi feito um fechamento com chave de ouro, pois durante a homenagem, o secretário Petrúcio assegurou que vai atendeu o pedido dos vereadores e conseguirá para Itacoatiara, uma patrulha mecanizada, para fazer as melhorias dos ramais e vicinais.
Netto fez uma avaliação bastante positiva desse ano de 2019, pois está encerrando o ano com todas as contas da Câmara pagas e enumerou várias conquistas da Casa.
Depois, o vereador falou a respeito da convivência na política e sobretudo no parlamento. Ele frisou que é primordial respeitar a opinião dos colegas e ter a capacidade de assimilar críticas, a fim de se ter uma boa convivência.
Netto assegurou que, enquanto estiver na presidência a opinião de cada um será respeitada.
Falou da ornamentação natalina da Câmara e convidou todos para a Cantata de Natal que será realizada dia 20 de dezembro, às 19h, em frente a Câmara. Desejou a todos um feliz natal e disse que o homem público que não quiser receber críticas, deve sair da vida pública.
- O vereador Richardson do Mutirão parabenizou o presidente A. I. Netto pelo seu discurso. Aproveitou também para elogiar a bela administração que vem fazendo a frente da Câmara Municipal.
Depois falou sobre a posse da diretoria do seu partido, cujo presidente municipal é o deputado Cabo Maciel, que vai comandar o diretório local por mais 2 anos.
Depois disse que ainda não tiveram respostas sobre a audiência pública da saúde, pois a Cooperativa dos médicos ainda não recebeu e isso está refletindo negativamente, pois já estão faltando médicos plantonistas.
- O vereador Joanilson Mendes também falou sobre o orçamento municipal para o ano de 2020 e citou que foi criticado por algumas pessoas, que disseram que ele tinha sido injusto com alguns secretários municipais. Joanilson então explicou que em nenhum momento citou o nome de nenhum secretário, apenas mencionou as secretarias do interior e de abastecimento, que tem recebido valores razoavelmente bons, mas que não tem sido feita algumas obras essenciais, como a reforma das feiras e mercados. Ele então nominou de forma clara que não são os secretários que são culpados, mas sim o prefeito que não elege prioridades, pois não adianta o secretário querer fazer algo se não tiver o aval do prefeito.
Joanilson lembrou novamente da escada do Beco do Moura, que não apresenta as mínimas condições de uso e que, pelos recursos que as secretarias do Interior e de abastecimento recebem, já poderia ter sido construída outra, de forma adequada e decente, para servir os produtores, sobretudo aqueles que vêm do Rio Arari.