RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 16 DE JUNHO DE 2020

- O vereador Ney Nobre cumprimentou os radialistas que estavam no plenário e destacou a importância daqueles que tem o compromisso com a verdade, relatando que esteve recentemente no interior e presenciou, mais uma vez, a importância que o rádio representa para aquelas pessoas, que muitas vezes tem apenas esse veículo de comunicação para se informar, levando como verdade aquilo que nele se fala. Daí pois, ser primordial que os radialistas tenham cuidado e responsabilidade com aquilo que se fala e se comenta.
Ney abordou sobre a repercussão positiva que teve o anúncio do IG (Registro de Indicação Geográfica) do abacaxi da Região de Novo Remanso, porque isso vai distinguir a qualidade do nosso abacaxi, em relação a outros produzidos noutras regiões, aumentando o seu valor no mercado.
O vereador frisou que o cultivo do abacaxi na Região de Novo Remanso tem melhorado, ao longo dos anos, o poder aquisitivo dos produtores, possibilitando dar melhor educação aos seus filhos e o desenvolvimento econômico da região. Além disso, muitas pessoas formaram carreiras e profissões, graças ao melhor abacaxi do Amazonas e até do Brasil.
Ney disse que se sente orgulhoso de fazer parte dessa história e de também ser um plantador de abacaxi. Ele aproveitou para pedir que as obras de recuperação asfáltica da Estrada de Novo Remanso seja retomada o mais breve possível, pois ela é fundamental para o escoamento, não apenas do abacaxi, mas de outros produtos cultivados na região.

 

- O vereador Francisco Rosquilde lembrou da Lei, que foi aprovada na Câmara, por todos os vereadores, que suspende o desconto dos empréstimos consignados dos funcionários públicos municipais, nesse período de pandemia do corona vírus.
Falou novamente do perigo da Fake News, pois não se pode fazer carnaval com a vida dos outros. Citou o exemplo de uma repórter que publicou matéria mentirosa sobre a empresa que fazia limpeza em Itacoatiara. Frisou que não conhece o dono da empresa e muito menos tem procuração para defendê-lo, mas a matéria em questão é uma Fake News, que ele conseguiu localizar o verdadeiro endereço da empresa, enquanto que a repórter não o fez.
Reiterou que a Câmara de vereadores tem feito um trabalho sério e que ele sempre se posiciona sobre qualquer assunto, que não foge de nenhum debate, que tem um lado, que é o do povo. “Nós defendemos o interesse da população”, concluiu Rosquilde.

 

- A vereadora Cheila destacou que tem um posicionamento a respeito daquilo que está acontecendo com a administração pública da nossa cidade, não apenas como política, mas, também como cidadã. Ela disse que se preocupa com tudo o que está se passando em Itacoatiara. Adiantou que está se munindo de informações, a fim de poder responder com segurança, aos questionamentos da população.
Sobre processos investigatórios e CPI, Cheila reiterou que se sente à vontade para lidar com essas questões, que vai se posicionar de acordo com a verdade. Para ela, é imprescindível que sejam ouvidos todos os pontos de vistas, sobretudo nesse momento, em que parece que o ódio e a intolerância estão prevalecendo.
Cheila enfatizou que é preciso que sejam estabelecidos limites, porque ela entende que a democracia não é tratar as pessoas com falta de educação e com falta de caráter. “Vou dar razão para quem tiver razão”, concluiu.

 

- O vereador Richardson do Mutirão abordou sobre as grandes demandas da cidade, como o caos em que se encontra o sistema viário. Lembrou que há recursos oriundos de emendas do senador Eduardo Braga, que vieram especificamente para isso, entretanto, devido a ganância do prefeito afastado, em querer beneficiar uma empresa no processo licitatório, poderemos perder esse recurso.
Richardson citou também que há 2 milhões para a FUNASA, também destinados pelo senador Eduardo Braga, para beneficiar 150 famílias com banheiros biológicos, entretanto ainda está faltando fazer a licitação.
Richardson reiterou que o afastamento pela justiça, do ex-prefeito Antonio Peixoto, serviu para mostrar que tudo aquilo que vinha se falando e denunciando na Câmara era verdade, sobretudo quanto a Comissão de Licitação. “A justiça, com esse afastamento, mostra que tínhamos razão”, completou Richardson.
Ele também disse que é hora de a Câmara se mobilizar, junto com o Senador Eduardo Braga, perante ao Ministério Público, a fim de corrigir aquilo que esteja errado no processo, para que o mesmo possa ser destravado e esse recurso não seja perdido. Que o Ministério Público do Estado leve em consideração o interesse público, que é a recuperação da malha viária de Itacoatiara, que tem ruas com verdadeiras crateras.

 

- O vereador Joanilson Mendes relembrou a viagem que foi feita pela Comissão da Câmara de Vereadores para o combate à Covid-19, ao Rio Arari, no dia 24 de maio passado, com a finalidade de ver a real situação do atendimento de saúde na localidade. Ele recordou que aquilo que foi visto foi a triste realidade de falta de assistência, pois até o serviço de transporte conhecido como SOS está desativado. E que as pessoas têm que fazer quotas, a fim de pagar um transporte para trazer doentes para Itacoatiara. Joanilson relatou com tristeza que muitas vezes, pessoas acidentadas, nas mais longínquas localidades, vieram a óbito, por não terem o socorro imediato.
O vereador disse que relataram a viagem numa reunião com a secretária de saúde, que prometeu que uma equipe médica e profissionais da saúde, fariam uma viagem ao Rio Arari, a fim de prestar atendimento.
Ele disse que, apesar de ter sido feita viagem prometia pela secretária, mas já recebeu reclamações de pessoas, informando que algumas comunidades não foram visitadas. Por isso a Comissão deverá voltar no próximo dia 19, a fim de conversar com os comunitários e saber como foi o atendimento.
Joanilson reiterou aquilo que já havia sido anunciado anteriormente, que a comissão vai até à Manaus, dia 17 de junho, com a finalidade de ver a real situação da UBS fluvial, que já vamos para o segundo mandato de prefeito e até agora continua presa, retida no puraquequara. Vamos tentar descobrir qual o mistério ou a macumba que fizeram para essa UBS, para que até agora não tenha vindo para Itacoatiara. Joanilson ainda disse que teme que depois que a UBS seja liberada de onde está, possa ficar encalhada aqui no porto de Itacoatiara.

 

- O vereador A. I. Netto relatou sobre a reunião que teve, ao final da tarde desse dia 16, com o gerente local do Banco do Brasil, quando foi abordado sobre a Lei aprovada pela Câmara, que suspende o desconto dos empréstimos consignados, dos funcionários públicos municipais, durante o período de pandemia do Corona Vírus. Netto destacou que o banco recebeu a cópia da Lei e a enviaram ao setor jurídico da instituição, a fim de que seja analisado. Ele disse que o gerente local vai pedir agilidade e celeridade no processo, por parte do setor jurídico do Banco do Brasil. Netto frisou que independentemente de qualquer coisa, vai aplicar a Lei.
Depois, ele se pronunciou como representante do MDB em Itacoatiara, dando destaque para as emendas que o senador Eduardo Braga destinou para aplicação em Itacoatiara, que somam mais de 47 milhões de reais. Algumas já pagas e outras empenhadas.
Destacou que só para a pavimentação e recuperação da malha viária, que infelizmente estão paradas, o valor é de R$ 32.932.740,00, que está faltando a tramitação do processo licitatório.
Disse que há também 2 milhões de reais destinados para a compra de uma patrulha mecanizada, para uso no setor primário. Mais 2 milhões para a FUNASA utilizar em melhorias sanitárias. Quase 4 milhões de reais para a construção da ponte do Ipixuna, Rio Arari. Além de outros valores, para reforma de UBS e compra de equipamentos hospitalares.
A. I. Netto frisou que ao todo, o senador Eduardo Braga, através do MDB, destinou para Itacoatiara R$ 47.268.435,00 o que mostra, de forma clara, o compromisso que o senador tem para com Itacoatiara.
Netto disse que cabe à administração municipal fazer a sua parte, para que todos esses recursos sejam efetivamente aplicados e possam beneficiar o povo, como é a intenção do senador.
Ele frisou que a municipalidade deve estar acima de qualquer disputa, pois esses recursos precisam chegar e ser investidos, para dar melhor qualidade de vida à população.
Netto ainda lembrou da construção da subestação de rebaixamento do linhão de Tucuruí, cujos recursos também foram conseguidos pelo senador Eduardo Braga.
Netto finalizou assegurando que vai pedir ao senador Eduardo Braga, para que possa destinar em 2021, recursos para revitalização da Avenida Parque, com melhorias até a entrada do ramal do Jacarezinho, com acostamento e ciclovias, a fim de que o povo possa transitar com segurança.

 

- O vereador Bosco Rodrigues disse que havia se preparado para falar sobre as emendas que o senador Eduardo Braga destinou para Itacoatiara, entretanto, seu colega A. I. Netto, que o antecedeu, o fez de forma inteligente. Bosco apenas reiterou que isso mostra o compromisso que o senador tem para com nosso município, que por sua vez sempre o acolheu e deu a Ele, expressivas votações.
O vereador lembrou que a Câmara de Itacoatiara tem uma promessa a cumprir com os deputados estaduais, pois, há dois anos, quando os vereadores foram até à Assembleia Legislativa, em busca das emendas parlamentares, foi prometido que seriam feitos outdoors, com os nomes daqueles que destinassem recursos para Itacoatiara. Muitos deles disponibilizaram, atendendo ao nosso pedido, forram mais de 4 milhões em emendas, que infelizmente a maioria não foi aproveitada, devido ao desinteresse do Executivo Municipal.
Bosco destacou como exemplos, os deputados Cabo Maciel e Sinésio Campos, dentre outros, que destinaram verbas para Itacoatiara.
Sobre o processo judicial que afastou o prefeito Antonio Peixoto, Bosco disse que a Câmara não tem nada a ver com a ação. Entretanto, destacou que há 2 processos investigatórios, em curso na Casa, contra a administração de Antonio Peixoto, os quais seguirão todos os ritos, a fim de averiguar as denúncias e dar a oportunidade de defesa aos acusados. Bosco disse que todos os esforços serão feitos, para que ao final sejam apresentados relatórios que expressem a verdade.
Finalizou, mais uma vez falando da viagem que farão nesse dia 17 à Manaus, a fim de ver a real situação da UBS Fluvial e saber o porquê a mesma ainda não foi liberada, para vir para Itacoatiara.

 

- O vereador Alcimar Filho parabenizou o seu colega A. I. Netto, pelo seu pronunciamento em favor da Avenida Parque, isso porque é um bem público que necessita de um cuidado especial. Alcimar disse que a Avenida Parque deve ser tratada como merece, porque é um cartão postal de Itacoatiara. Ele lembrou que temos poucos pontos turísticos na cidade, por isso a Avenida Parque se tornou um ponto de referência.
Alcimar disse que gostaria de ver o canteiro central bem cuidado com gramas e jardins no entorno do calçadão. Lamentou que muitos vendedores ambulantes ainda insistam em fazer da Avenida, um local para venda de mercadorias.
Recordou que já apresentou requerimento indicativo, pedindo que a Avenida Parque seja duplicada até a entrada do ramal do Bairro Jacarezinho, inclusive com ciclovias.
O vereador ainda lembrou de outro logradouro importante para Itacoatiara, que é o Centro de Eventos e que precisa também de obras de revitalização.

 

(Reprodução autorizada mediante citação)

O Conteúdo da Câmara Municipal de Itacoatiara é aberto e pode ser reproduzido, desde que a fonte "site institucional da Câmara Municipal de Itacoatiara-Am" seja citado.