RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 16 DE MARÇO DE 2020

A tribuna cidadã da sessão do dia 16 de março de 2020, foi ocupada pelo representante dos taxistas de Itacoatiara, Vilmar Cavalcante, que mais uma vez pediu apoio dos vereadores, para intervir junto ao prefeito Peixoto, a fim de resolver a situação da legalização da categoria em Itacoatiara. Porque há muitos clandestinos trabalhando e atrapalhando a vida dos taxistas e pondo em risco a segurança da população. Vilmar falou também sobre um novo aplicativo de transporte, que estão querendo lançar em Itacoatiara, que segundo ele vai prejudicar mais ainda os taxistas.

- O vereador Bernardo Santiago parabenizou os taxistas pela coragem de continuar lutando pelos seus direitos, colocando-se à disposição para ajudar no que for preciso.
O vereador falou ainda sobre o problema da rede de energia elétrica do programa luz para todos, sobretudo do Rio Arari, cujos ramais por onde passa a fiação, precisa de limpeza e podas de árvores, porque os galhos estão em atrito com os fios, o que tem causado constantes desligamentos. E isso tem levado prejuízos aos produtores, como perda de produtos que precisam de refrigeração, além da queima de eletrodomésticos.
Ele disse que os moradores da região estão dispostos a trabalhar na limpeza, mas querem que a empresa Amazonas Energia contribua com a alimentação.

- O vereador A. I. Netto relatou que recebeu uma ligação de um repórter do Jornal Amazonas Em Tempo, perguntando dele se o Poder Legislativo de Itacoatiara está providenciando algumas ações, visando prevenir a população contra o Corona vírus. Neto respondeu que estaria apresentando durante a sessão desse dia 16, uma normatização com algumas ações, como a suspenção das audiências públicas, a limitação de público nas sessões ordinárias, restrição das viagens dos vereadores, dentre outras.
Ele lembrou que o perigo é iminente, que virá com certeza, que é um caso sério e não é brincadeira. Por isso, naquilo que lhe compete, vai tomar as providências preventivas necessárias. Inclusive vai falar com o representante da Marinha do Brasil, que é o Capitão dos Portos, a fim de ver que tipo de controle está sendo feito, quanto a circulação da tripulação dos navios estrangeiros, que atracam em frente a nossa cidade.

- O vereador Bosco Rodrigues parabenizou os taxistas, por estarem sempre lutando por seus direitos.
Depois ele falou sobre a tristeza desse dia, por conta da morte do Radialista e desportista, Geraldo Araújo, que morreu vítima de afogamento no Rio Urubu.
Por conta disso, Bosco falou que estava preocupado com a situação do Corpo de Bombeiros de Itacoatiara, que é um dos melhores do interior do Estado, que tem vários equipamentos, porém, não tem, em seu quadro de servidores, um especialista em mergulho e resgate de vítimas de afogamento.
Bosco assegurou que vai pedir ao Coronel Danísio que possa enviar para o Corpo de Bombeiros de Itacoatiara, pelo menos um mergulhador, a fim de atender casos como esse do radialista Geraldo Araújo, que pela demora no resgate, o corpo foi encontrado desfigurado.

- A vereador Cheila Moreira destacou sua viagem, no último final de semana, para a Comunidade Nossa Senhora das Graças – Costa da Conceição, a fim de verificar a situação da Escola Estadual Anília Nogueira. Compondo a comitiva estavam representantes da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal, Secretária de Interior da SEDUC, a Coordenadora Regional de Educação de Itacoatiara e o deputado Sinésio Campos, que é vice presidente da Comissão de Educação da ALE.
Cheila ressaltou que foi muito proveitosa a visita, porque pode ouvir os dois lados, ou seja, a população e os técnicos da SEDUC. A vereador frisou que sempre gosta de ouvir todos os lados envolvidos em uma questão, a fim de tomar suas decisões.
Ela disse que, as vezes, a população não compreende que as coisas não acontecem da noite para o dia. Ressaltou que o poder público, sobretudo no Brasil, é cercado de muita burocracia. Entretanto, já foi apresentado o projeto da construção de uma nova escola, em um novo terreno, obedecendo o formato apropriado para as áreas de várzea, sem deixar de lado os itens de acessibilidade.
Ela agradeceu ao presidente A. I. Netto pelo apoio logístico, concedido para a realização da viagem.
Cheila destacou a sua tristeza pela morte do radialista Geraldo Araújo. Ela disse que o conhecia há muito tempo e o admirava pela forma como desempenhava seu trabalho.

- O vereador Francisco Rosquilde parabenizou o músico e escritor Alcindo Andrade pelo lançamento de seu novo livro, que será no próximo dia 21 de março, na Galeria de Artes, Marina Penalber, no Centro da Cidade.
Finalizou falando da sua tristeza pelo falecimento do radialista esportivo, Geraldo Araújo e apresentou seus votos de pesar a toda a sua família.

- O vereador Joanilson Mendes, destacou o pronunciamento do senhor Vilmar Cavalcante que, de vez em quando, está vindo a à Câmara, a fim de lutar pelos direitos da sua classe, sobretudo quanto a legalização da categoria.
Joanilson disse que é uma boa notícia, essa da legalização de 5 novos taxistas, mas que isso só não basta, pois podem regularizar até 100 taxistas, mas de nada vai adiantar se não tiver organização.
Joanilson lembrou que vivemos, em Itacoatiara, que tem uma péssima cultura de taxar fiscalização como perseguição. É um fato que, uma hora dessas, vamos ter que acabar, se quisermos viver como pessoas civilizadas no trânsito.
Ele disse que cobrar o uso do capacete não é perseguição, mas sim o cumprimento de uma legislação nacional.
Joanilson lembrou que a população reclama o funcionamento da barreira policial, na saída da cidade, mas, quando começam a fiscalizar na barreira, aí as pessoas dizem que é perseguição.

- O vereador Dário Nunes apresentou votos de pesar pelo falecimento do radialista Geraldo Araújo e do motorista Luiz Azevedo, ocorridos ontem.
Fez um breve relato sobre a visita a Escola Anília Nogueira, destacando que foi muito proveitosa.
Ele adiantou que a Comissão de Educação da Câmara cumprirá agendas positivas, com viagens e visitas às escolas do município, a fim de fiscalizar a distribuição da merenda e do transporte escolar, pois tem recebido muitas reclamações sobre esses dois assuntos.