RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 17 DE FEVEREIRO DE 2020

- O vereador Alcimar Filho disse que gostaria de fazer um alerta e ao mesmo tempo um pedido, de algo que ele já vem fazendo há muito tempo, que não era nem mais para estar se falando nisso. O assunto é a falta de ambulância na Vila de Novo Remanso, que praticamente já é uma cidade. Alcimar lamentou que o prefeito não esteja atento a isso. Ele lembrou que vêm pessoas do Paraná do Jacaré, do Amatari, Januário e outras comunidades próximas, para serem atendidas na UBS de Novo Remanso e quando precisam ser removidas para Itacoatiara, têm que ser transportadas em veículos comuns de particulares.
O vereador pediu que a Mesa Diretora da Câmara encaminhe documento, solicitando da Prefeitura, cópia do contrato com a empresa que presta serviço com as ambulâncias, a fim de saber o teor do mesmo e por que não tem esse serviço em Novo Remanso.

- O vereador Bosco Rodrigues parabenizou seu colega Alcimar pela cobrança da ambulância para Novo Remanso e aproveitou o ensejo, a fim de narrar um fato lamentável que presenciou no Hospital José Mendes, no último sábado (15), quando algumas pessoas estavam em jejum desde manhã, a fim de fazer alguns exames e até as 16h ainda não tinham sido atendidas pelo médico, que estava de sobreaviso, mas não respondia as ligações dos funcionários do hospital. O vereador disse que teve que ligar para o prefeito para resolver a situação.
Bosco voltou a falar sobre a situação do nosso porto que está interditado, cujas obras que deveriam ser entregues em dezembro passado, conforme promessa feita em audiência pública, entretanto, até a presente data, 17 de fevereiro, quase nada foi feito. Enquanto isso muitas pessoas arriscam suas vidas andando naquela estrada escura, que dá acesso ao porto novo, que deveria ser para embarque e desembarque de cargas e não de passageiros.

- O vereador A. I. Netto relatou que fez uma visita às instalações da UPA, a fim de verificar algumas situações, como o termo de cooperação técnica, que até hoje não foi firmado pelo Estado com o Município, o que tem ocasionado perdas para os usuários, que com mais recursos, poderiam ter acesso a outros serviços.
Netto citou como exemplo a situação do aparelho de RX, que está novo, mas não é utilizado porque não está interligado ao sistema, além da instalação elétrica, que aparenta não ser compatível. Ele ressaltou que já encaminhou documentação ao Governador e à direção da Secretaria de Estado de Saúde pedindo providências.
Netto também abordou sobre demais documentos que já foram enviados, pedindo solução para outros assuntos, como instalação do Curso Técnico de Energia Renovável, a fim de preparar pessoas para o novo programa Mais Energia para a Amazônia, que vai trabalhar com energia solar.
Falou sobre o pedido que fez para a SEINFRA, solicitando providências para os ramais e estradas vicinais, ao longo da AM-010.
Finalizou abordando sobre a verba disponibilizada pela Caixa Econômica Federal, de 8 milhões de reais, para recuperação asfáltica do município, cuja contrapartida do município é de apenas 20 mil reais. Esse recurso pode ser usado até o ano de 2022, entretanto, Netto disse que gostaria de ver usada logo.

- O vereador Ney Nobre reiterou que o seu colega Alcimar Filho tem todo o seu apoio, na luta pela ambulância para Novo Remanso. Ele lembrou que alguns casos, os pacientes até podem ser removidos de automóveis, no entanto, há outros casos, que só mesmo de ambulância.
Ele disse que apresentaria mais um requerimento para construção de escadarias, assim como já fez para algumas vilas do interior e também para o Beco do Moura, no Jauary e para o porto do Centenário. Agora seu pedido seria para o Porto do Picote. Lembrou que há verba para isso, pois o senador Eduardo Braga destinou uma emenda parlamentar, no valor de 8 milhões, com a finalidade de construir pequenos portos produtivos.
Finalizou pedindo que a Mesa Diretora cobre resposta do Governo do Estado, sobre a paralização das obras de recuperação asfáltica da estrada de Novo Remanso.

- O vereador Arialdo Guimarães disse que faria um desabafo durante seu discurso, pois ele se sentiu ofendido na sessão passada, quando fizeram pirotecnia com a questão do projeto de permuta do terreno, onde deveria ter sido construída a maternidade por outro para a construção da EXPAMA.
Arialdo disse que ficou subentendido, que ele nunca tinha se preocupado antes com esse terreno da maternidade, fato que não é verdade, pois, segundo ele, sempre se preocupou e trouxe esse assunto para debate.
Arialdo lembrou de alguns projetos de sua autoria como aquele que regulamentou a profissão de moto taxistas em Itacoatiara; a instituição da Lei das Filas; o projeto da construção de um novo cemitério, dentre outros.
Disse que não é contra a construção da nova EXPAMA, mas perguntou se realmente existe o valor de 1 milhão de reais, que foi dito que há, para a construção da mesma.
Arialdo finalizou citando um provérbio: “procure sempre conhecer a verdade dos fatos ao invés de acreditar em conversa fiada”.

- O vereador Marcos Rodrigues disse que estava devolvendo o projeto sobre a permuta do terreno da maternidade, que havia pedido para vistas.
Depois disse que iria verificar os fatos sobre a denúncia envolvendo o contrato da prefeitura com a empresa INFORNANDO, pois há suspeita de notas ficais superfaturadas.

- O vereador Francisco Rosquilde disse que muitas vezes são divulgadas inverdades ou que não são devidamente explicadas à população. Ele lembrou o caso da obra da Rua Borba, cujo valor foi dito que era de 17 milhões de reais, quando na verdade foi adquirido apenas uma parte de um edital que tinha esse valor.
Falou ainda sobre outros exemplos, no entanto deixou claro que é favorável que sejam feitas as devidas investigações, sempre que há suspeitas de irregularidades, a fim de apurar a verdade.
Apresentou sua indignação quanto a uma pessoa, que vem afirmando em meios de comunicação, falando que o Poder Legislativo de Itacoatiara é inexistente, coisa que ele não concorda porque sabe do trabalho que é desenvolvido por ele e pelos demais vereadores.