RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 18 DE NOVEMBRO DE 2019

Na sessão do dia 18 de novembro de 2019, a tribuna cidadã foi ocupada pela moradora do Bairro Mamoud Amed, Maria Noêmia Oliveira, que pediu aos vereadores que intercedam novamente junto ao prefeito Peixoto, para que doe uma área de terra no Bairro, a fim de que eles possam construir uma feira para venda de peixes, verduras, farinhas e trabalhos manuais. Ela lembrou que desde o ano passado os moradores estão pleiteando isso. Dona Maria Noêmia relatou que foi a uma reunião com o prefeito, mas ele disse que não ajudaria, porque eles estavam com politicagem. Ela disse que essa feira vai ajudar a reduzir o desemprego no bairro, por isso gostaria de ter um posicionamento dos vereadores.
Em resposta a dona Maria Noêmia, o presidente A. I. Netto, disse que jamais a Câmara vai se furtar a ajudar o povo, que uma nova audiência será marcada com o prefeito.


- O vereador Bernardo Santiago parabenizou a representante do Bairro Mamoud Amed, por estar lutando pelos interesses do povo, ele disse que talvez o nome do Bairro já seja um dos empecilhos e também o fato de eles terem ido acompanhados do Comandante Castro Alves, que é pré-candidato a prefeito. Mas, que isso não deveria ser desculpa para o prefeito deixar de ajudar a população.
Santiago depois falou das dificuldades enfrentadas pelos moradores do interior, área do Rio Arari por exemplo, que nesse período de seca dos rios e lagos, têm dificuldades de acesso à água potável, por isso a necessidade de o poder público perfurar poços artesianos.

 

- O vereador Alcimar Filho agradeceu aos deputados estaduais Sinésio Campos e Cabo Maciel pela iniciativa de levar para a Assembleia Legislativa – ALE, a discussão sobre a criação da APA do Sauim de Coleira, nesse dia 18 de novembro. Houve um debate muito bom, onde a SEMA e outros órgãos envolvidos na criação da APA, tiveram que explicar mais sobre essa APA. Alcimar disse que já começou a surtir efeito, pois foi criada uma comissão que vai ouvir todas as partes interessadas e fazer todas as análises necessárias, para só depois disso, dizer se pode ou não e de que forma e em que condições será criada a APA.
Alcimar disse não ser contra a criação da APA, mas é preciso ver o tamanho da área e outros detalhes, além do que, é importante pensar na preservação do ser humano.

 

- O vereador Ariado Guimarães agradeceu a presença da Dona Noêmia e demais moradores do Bairro Mamoud Amed, que há um ano vem reivindicando a doação de uma área de terra para a criação da feira. Ele ressaltou que os vereadores não viraram as costas para os moradores, que o presidente A. I. Netto marcou audiência com o prefeito, mas infelizmente nada foi resolvido.
Ele assegurou que os vereadores vão novamente marcar outro encontro com o prefeito, para tentar resolver essa situação. Porém deixou claro que os vereadores não têm autonomia para doar terras, o que podem fazer é apresentar requerimentos solicitando, mas a autonomia é do prefeito, ele é quem tem a competência para enviar os projetos para serem votados pelos vereadores.
Disse que não acha certo um governante deixar de fazer isso ou aquilo por questões políticas partidárias, pois quando eleito, ele deve governar e trabalhar para todos.
Reiterou que os vereadores estão à disposição do povo para trabalhar por todos, pelo bem-estar da população, independentemente de cores partidárias.

 

- O vereador Gutemberg Brito disse que se solidariza com os moradores do Bairro Mamoud Amed e que vai ficar à disposição dos mesmos para ajudá-los. Ressaltou que concorda com seu amigo Arialdo, quanto a obrigação do homem público trabalhar pelo bem comum, sem levar e conta quem votou ou não nele.
Gutemberg voltou a falar da administração atrapalhada do prefeito Peixoto, quanto aos atrasos nos pagamentos dos médicos, bem como dos processos que ele responde na justiça. Falou que faria outras denúncias e alertas, mas como não chegaram alguns documentos, ele vai deixar para outra oportunidade, mas questionou sobre os contratos e licitação para os serviços de limpeza pública.

 

- O vereador Bosco Rodrigues disse que o povo precisa sim ir à Câmara para fazer suas reivindicações, porque eles não têm condições de saber de todos os problemas, muito embora sempre a culpa de tudo seja atribuída aos vereadores.
Parabenizou o vereador Alcimar Filho pelo seu pronunciamento sobre a APA do Sauim, ressaltou que é preciso ponderar as coisas, pois não se pode nem ir muito ao mar e nem muito à terra. Falou que é favorável a APA, desde que sejam observados o tamanho, a localização, dentre outras coisas. Falou que é importante a preservação do sauim, mas é necessário pensar no homem e no município que precisa se desenvolver.
Quanto ao projeto do manejo do jacaré, reiterou que o Prefeito e a Secretaria de Meio Ambiente precisam agilizar o processo, caso contrário, outros municípios que já estão se mobilizando, terão o manejo primeiro do que Itacoatiara. Disse que a prefeitura tem que dizer que sim ou que não, pois já está com o projeto há seis meses e não dá uma resposta satisfatória.

 

- O vereador A. I. Netto falou que visitou o lixão a céu aberto do município, que a situação está muito preocupante, pois o trator de esteira está quebrado e com isso o lixo está se acumulando. Chego a sugerir que sejam jogadas, de forma emergencial, algumas carradas de piçarra, a fim de cobrir parte do lixo.
Netto fez um relato minucioso sobre o trabalho das equipes de endemias de Itacoatiara, sobre o combate à dengue e a malária, cujos os números do ano passado e desse ano, mostram que houve progresso e melhorias, ele disse que seria interessante que pudesse haver uma premiação, pois, com esse trabalho se reduz o número de pessoas nas UBS e no hospital.
Netto ao detalhar o trabalho das equipes, mostrou onde há maior e menor incidência dos vetores das doenças. Ele destacou que muitas vezes os agentes encontram dificuldades em realizar seus trabalhos, porque ainda existe pessoas que não permitem a entrada dos profissionais em suas casas ou quintais, o que Netto classificou como lamentável. Ele fez um apelo para que a população possa colaborar e ajudar, pois são os principais beneficiados.
Netto mais uma vez disse que é preciso reconhecer o trabalha dessas pessoas que chegam a arriscar suas vidas, pois trabalham em áreas insalubres e com materiais tóxicos, sujeitos a contrair doenças.

 

- A vereadora Cheila Moreira cumprimentou a senhora Noêmia pela luta em favor do Bairro Mamoud Amed. Disse que os moradores devem sim se organizar e é favorável a construção da feira. Porém devem ser feitas de forma planejada, para evitar aquilo que temos hoje em alguns lugares, que viraram situação de saúde pública.
Ela lembrou da emenda que o deputado Sinésio Campos conseguiu, atendendo um pedido seu, de 150 mil reais, para a reforma da feira do produtor rural, coisa que já está se tornando realidade, pois o convênio liberando a verba já foi assinado com a prefeitura.
Ele ressaltou que acha muito importante ouvir a população, porque muitas vezes o poder público faz as coisas sem consultar o povo, para saber sua opinião, aí, aquilo que poderia ser um bem, nem sempre é. Cheila citou o exemplo do novo porto que foi inaugurado, mas não funciona como deveria.
A vereadora abordou ainda sobre a feira do Bairro do Jauary, que já está em processo de licitação, entretanto ela disse que ouviu relatos de pessoas que já disseram que não querem se mudar para lá, por vários motivos, como a segurança. Disse que esse é outro debate que é necessário trazer para a Câmara, a fim de ouvir a população e os feirantes. Ela finalizou elencando várias emendas que, a seu pedido, foram conseguidas para Itacoatiara pelo deputado Sinésio Campos.

 

- O vereador Francisco Rosquilde disse que ficou feliz com o anúncio feito pelo deputado Álvaro Campelo, durante a manhã desse dia 18, quando assegurou que já está certa a emenda para a compra do aparelho de hemodiálise para o hospital José Mendes, o que vai melhorar a vida de muitas pessoas que hoje são obrigadas a ir para Manaus fazer esse tratamento.