RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 19 DE AGOSTO DE 2019

19.08.2019 (3).JPG- O vereador A. I. Netto falou sobre a Caravana da Criança que será realizada nos dias 22 e 23 de agosto de 2019, por várias órgãos e entidades de Manaus e de Itacoatiara, na Escola Chibly Abrahim.

Disse que foi enviado ofício, mais uma vez, solicitando do Governo do Estado, a realização dos trabalhos de recuperação dos ramais e estradas vicinais, agora no período do verão.

Ele abordou sobre as várias reuniões que aconteceram nesses últimos dois meses, na Assembleia Legislativa, para tratar do setor primário, de forma especial a respeito da venda dos insumos da soja e fertilizantes pela empresa Hermasa, aos produtores rurais. Que tudo isso resultou na resposta positiva do Grupo Amaggi, informando que serão disponibilizados farelo de soja, casquinha de soja, milho e fertilizante, dentro dos limites operacionais do mercado. A venda já foi autorizada. Netto ressaltou que essa conquista é graças a luta da Câmara de Vereadores de Itacoatiara, com o apoio do deputado Sinésio Campos. Que agora vai beneficiar mais de 30 mil produtores rurais em todo o Estado. Isso é mais uma prova da força desse Poder Legislativo.

Netto disse que também conseguiu resolver o problema de 4 salas do Hospital José Mendes, que estavam com os aparelhos de ar condicionados sem funcionar.

Finalizou, adiantando que vai pedir a realização de uma audiência pública, a fim de tratar questões envolvendo os moto-taxistas e transporte por aplicativos em Itacoatiara.

 

19.08.2019 (10).JPG- O vereador Ney Nobre destacou que concorda com o discurso do seu colega A. I. Netto, sobre a urgência da realização dos trabalhos de melhorias das estradas vicinais e ramais da AM-010. Ele disse que apesar da importância que tem o produtor rural, mas o mesmo só é lembrado em época de eleição. Ney recordou, mais uma vez, que o governado Wilson Lima, quando era candidato, fez uma filmagem em uma plantação de abacaxi, em Novo Remanso. Entretanto, tudo aquilo que foi prometido para o setor primário, hoje é apenas propaganda, pois os recursos que dizem ter, nada ainda foi liberado.

Ney reclamou da burocracia que há hoje para cima dos produtores rurais, principalmente, quanto as licenças ambientais para a liberação de projetos. Assim o produtor fica sem acesso ao crédito rural e sem poder trazer, para a sua propriedade, as tecnologias como a irrigação, por exemplo.

Ney denunciou o racionamento de energia elétrica que está acontecendo, atualmente, na região de Novo Remanso, com constantes desligamentos. Além disso, Ney pediu para que a Câmara verifique com a Amazonas Energia, informações sobre o conserto do cabo subaquático da Ilha Grande do Soriano.

 

19.08.2019 (14).JPG- Em aparte ao discurso do seu colega Ney Nobre, o vereador Joanilson Mendes disse que os produtores rurais são verdadeiros guerreiros e até teimosos, porque ainda têm a esperança que algo de bom possa acontecer para o setor primário. Aqueles que não resistem vêm para a cidade, não conseguem colocar seus filhos para estudar e, muitas vezes, acabam perdendo os mesmos para as drogas. Joanilson disse que, se o poder público não der a assistência e o apoio necessários para o homem do campo, vamos continuar vendo aumentar o desemprego, a marginalidade e a violência.

 

19.08.2019 (21).JPG- O vereador Richardson do Mutirão parabenizou o deputado Cabo Maciel e sua equipe, pela realização do evento, ocorrido no último sábado, no CREPI. Ele explicou que se trata de uma agenda positiva, que deverá acontecer, mais ou menos a cada 15 dias, no município, inclusive nas comunidades do interior.

Richardson disse que também concorda com seu colega A. I. Netto, completando que, se o Governo do Estado não realizar, agora no verão, os trabalhos de melhorias das estradas vicinais, quando chegar o inverno, teremos a maior crise já vista para o homem do campo escoar sua produção.

Richardson voltou a pedir celeridade para as obras de tapa buracos e recuperação da malha viária da cidade. Itacoatiara clama, porque há muitas ruas precisando desses serviços.

 

19.08.2019 (22).JPG- O vereador Bernardo Santiago voltou a falar sobre o problema da falta de energia elétrica na região do Rio Arari. Disse que as comunidades do Itapaiúna e Bacabal, por exemplo, estão há cinco dias sem energia. E o que é pior, de acordo com o vereador, quando o sistema é religado, a energia vem fraca e não consegue fazer funcionar direito, nem os ventiladores, quanto mais geladeiras e freezers.

Disse que isso tem sido um transtorno para os agricultores, que perdem seus produtos e pescados, além dos aparelhos danificados, pelos constantes desligamentos e queda de tensão. Ele disse que é uma energia de péssima qualidade com preços absurdos.

Santiago parabenizou a Igreja Assembleia de Deus IEADAM, pela belíssima festa evangélica realizada na Costa do Arapapá, nesse último final de semana.

 

19.08.2019 (23).JPG- O Vereador Gutemberg Brito parabenizou o presidente A. I. Netto, pelo esforço em resolver o problema de ar condicionados do Hospital, entretanto, ele ressaltou que isso apenas mostra que Itacoatiara está sem gestão. “Se a moda pega, daqui a pouco vamos ter que, também, trocar os pneus das ambulâncias”, completou Gutemberg.

Quanto a energia e suas falhas, como no caso do cabo subaquático, Gutemberg disse que desde a audiência pública realizada lá em Novo Remanso, ele já havia percebido o desinteresse da empresa, em resolver os problemas da população, porque ela visa apenas o lucro.

Ele fez eco a uma denúncia que recebeu, dando conta que as ambulâncias estariam trafegando com os pneus totalmente carecas, com os arames aparecendo. O que ele novamente atribuiu à falta de gestão do município.

Finalizou destacando um problema que afeta muitas pessoas hoje, que é a depressão. Ele fez referência à reportagem do programa Fantástico, desse domingo, abordando o assunto. Disse que está com esse problema na família também.

 

19.08.2019 (25).JPG- O vereador Bosco Rodrigues parabenizou e ao mesmo tempo agradeceu ao presidente A. I. Netto, pelo apoio e a luta dele e de toda Câmara em prol do setor primário. Por isso, aquilo que antes parecia impossível, hoje é uma realidade, pois o Grupo Amaggi já decidiu que vai vender os insumos da soja, milho e fertilizante para os produtores rurais, não apenas de Itacoatiara, mas de todo o Amazonas. Além disso, há outras duas empresas também interessadas em vender esses produtos, com preços competitivos. Bosco também agradeceu ao deputado Sinésio Campos pelo apoio incondicional, dado à essa causa.