RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 19 DE NOVEMBRO DE 2019

Na sessão do dia 19 de novembro de 2019, o presidente e o diretor de comunicação do Penarol Atlético Clube, Lúcio Barros e Marcelo Saraiva, respectivamente, ocuparam a tribuna cidadã para falar da ação entre amigos que vão realizar no dia 08 de dezembro de 2019, visando angariar recursos para o clube. Eles pediram ajuda dos vereadores para a divulgação do evento e também para a venda das cartelas.

Ressaltaram que o projeto 2020 do Penarol é voltar a conquistar o título de campeão e que para isso, dentre outras coisas, estão investindo nas categorias de base e na melhoria da estrutura do clube.

- O vereador Joanilson Mendes falou que o Penarol precisa da ajuda de todos, porque representa o município de Itacoatiara.
Ele reportou-se também sobre a comemoração do dia da bandeira nesse dia 19 de novembro e do dia da consciência negra, celebrado dia 20. Joanilson frisou que é descendentes de negros, pois sua mãe e outros familiares são negros. Pediu que todos possam levantar a bandeira da luta dos povos afro descentes e ter diariamente essa consciência que os negros merecem respeito, devem ser reconhecidos como pessoas e ter suas tradições valorizadas.
- O vereador Francisco Rosquilde falou sobre a promoção do Penarol para angariar fundos. Ressaltou que é muito difícil manter um clube numa competição, porque são muitas as despesas para manter o elenco. Assegurou que vai fazer sua parte em ajudar o clube, dentro de suas possibilidades.
Rosquilde destacou que seria interessante que os vereadores pudessem fazer uma “peregrinação” na Assembleia Legislativa, a fim de conseguir recursos para o Penarol. Falou que será importante promover esse debate na Câmara, para que o Penarol não fique de pires na mão, pois é um clube de tradição e que já conquistou o título de bicampeão de futebol amazonense, portanto, precisa de um olhar mais carinhoso das autoridades e dos empresários.

- A vereadora Cheila Moreira cumprimentou os diretores do Penarol e frisou que pensa também em algo maior para o clube, em um projeto que possa dar maior visibilidade para o time.
Ela elogiou as atividades realizadas pela SEMED, como a feira interdisciplinar que aconteceu na semana passada na Avenida Parque e que foi maravilhosa. Ela ressaltou que fala isso porque o seu mundo, a sua área é a educação. Disse que são importantíssimos esses eventos, pois são oportunidades que professores e alunos têm para mostrar aquilo que está sendo trabalhado nas escolas. Mais uma vez ela parabenizou a SEMED pela iniciativa.
Finalizou falando sobre a 4ª ação de reconhecimento 2019 do CONVIVA, que Itacoatiara está representando o Amazonas, com muitas chances de conquistar um lugar no pódio. Cheila pediu para que as pessoas possam acessar o link e votar.
Acesse o link e registre seu voto ao final da página: https://convivaeducacao.org.br/reconhecimento/546

- O vereador Bernardo Santiago disse que tem acompanhado os sofrimentos, dificuldades e também as alegrias e conquistas do Penarol, como a o bicampeonato amazonense de futebol, quando colocou em destaque o nome de Itacoatiara.
Ele comparou o esporte amazonense com o setor primário, pois tem pouco ou nada de incentivo por parte do governo, para seus desenvolvimentos.
Bernardo falou ainda sobre o pagamento dos transportadores escolares, que já está ficando chato todos meses ter que cobrar, pois sempre pagam com atrasos. Falou que o prefeito tem que ter coragem e encerrar o contrato com a empresa que contrata a prestação do serviço. Ele ressaltou que a população cobra dos vereadores, por isso ele faz esse apelo ao prefeito, para que resolva essa situação de uma vez por todas.

- O vereador Ney Nobre pediu moção de aplauso para a seleção de futebol feminino de Itacoatiara, pela belíssima campanha que vem realizando, pois já está classificada para as quartas de finais do campeonato amazonense.
Depois disse que a Câmara sempre apoiou e vai continuar apoiando o Penarol em suas atividades. Ressaltou que realmente o clube precisa de outras alternativas de renda e que as emendas parlamentares seriam boas opções.
Ney disse que esteve na Assembleia Legislativa participando de uma audiência, nesse dia 18 de novembro, a fim de tratar sobre a APA do sauim de coleira. Agradeceu ao deputado Sinésio Campos por ter pedido a realização dessa audiência, que foi aprovada por todos os deputados, com destaques para o Cabo Maciel e Joana D’arc. Ressaltou que estiveram presentes 260 produtores de Itacoatiara e Rio Preto da Eva, mostrando os seus descontentamentos com a criação da APA. Destacou que a audiência foi muito importante e produtiva, pois foram debatidos os prós e os contras à implantação da APA. Ele disse que mais de 17 Associações e Cooperativas também estavam presentes e que o deputado Sinésio Campos conduziu com muita sabedoria e autoridade.
Ney finalizou falando sobre as humilhações que os produtores rurais estão passando na Feira da Manaus Moderna, pois estão sendo expulsos e impedidos de vender seus produtos. Assegurou que vai trazer para a Câmara esse debate.