RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 20 DE AGOSTO DE 2019

Na sessão do dia 20 de agosto de 2019, o tempo da tribuna cidadã foi utilizado pela professora substituta de Libras da UFAM, Elimara Lima, que foi pedir ajuda da Câmara de Itacoatiara, para conseguir parcerias do Governo do Estado e da Prefeitura de Itacoatiara para a criação do Centro de Apoio aos Surdos – CAS, visando atender a demanda do médio e baixo Amazonas. Ela ressaltou que há um número muito grande e até desconhecido, pois não há dados concretos, de surdos em Itacoatiara e também nos demais municípios dessa região.
Depois da explanação da professora Elimara, o presidente A. I. Netto assegurou que a Câmara de Itacoatiara vai apoiar essa luta.

- O vereador A. I. Netto parabenizou a professora Elimara, pela sua iniciativa e luta em favor dos surdos e revelou que sempre sonhou com Itacoatiara como uma cidade universitária, com as universidades fazendo parcerias público-privadas e desenvolvendo projetos em benefício da sociedade.
Ele enumerou os vários ofícios enviados nesta data a órgãos públicos da capital do Estado, sobretudo ao Governador Wilson Lima, solicitando várias obras e serviços, como a melhoria dos ramais e estradas vicinais, celeridade e fiscalização nas obras de recuperação da malha viária de Itacoatiara, que está muito lenta. Netto frisou que há muitas coisas que vão além da competência ou da alçada da Câmara Municipal, mas, nem por isso os vereadores se acomodam, pelo contrário, o Poder Legislativo de Itacoatiara tem se destacado na cobrança e reivindicações, por entender que aquilo que deve prevalecer é o interesse público. Citando como exemplo o caso da conquista para o setor primário, que, devido a insistência e persistência da Câmara, com a ajuda do deputado Sinésio Campos, agora os produtores rurais de todo o Estado, vão poder ter acesso aos insumos da soja e fertilizantes, a preços mais baixos do que aqueles de hoje. “Isso vai beneficiar 30 mil produtores rurais de todo o estado e essa luta partiu daqui da Câmara da Velha Serpa”, disse Netto.

 

- O vereador Joanilson Mendes disse que há muitas pessoas que procuram denegrir a imagem da Câmara de Itacoatiara. Apesar disso há aqueles que acreditam no trabalho dos vereadores. Ele ressaltou que a Câmara tem travado várias lutas e conseguido êxitos.
Abordou sobre o convite que fez à professora Elimara, para vir até à Câmara e falar sobre seu objetivo de ajudar os surdos dessa região, através da criação e implantação do CAS em Itacoatiara. E, dessa forma ajudar na inclusão dessas pessoas. Disse que a Câmara e a Prefeitura precisam ter profissionais que façam a comunicação com essas pessoas, através de LIBRAS, que é a Língua Brasileira de Sinais.
Joanilson sugeriu a realização de uma audiência pública no dia 26 de setembro, por ser o dia nacional do surdo. Ele argumentou que seria bom que, para esse dia, fossem convidados especialistas para tratar do assunto e sensibilizar a sociedade e, sobretudo, o poder público para essa questão dos surdos. O Vereador indagou de que forma a SEDUC e a SEMED estão tratando desse assunto nas escolas.
Finalizou falando da necessidade de obras como uma rotatória e da duplicação da AM-010, no trecho que dá acesso aos conjuntos Poranga, Jacarezinho e aos demais que serão entregues em breve e aqueles que estão sendo construídos. Joanilson alegou que o fluxo de pessoas transitando nesse trecho tende a aumentar consideravelmente.

 

- O vereador Richardson do Mutirão convidou a todos para prestigiarem a visita do Defensor Geral do Estado, que estará em Itacoatiara, nesse dia 21 de agosto, na Casa de Maria, para confirmar a continuidade do ponto exclusivo de atendimentos, por parte da Defensoria Pública, às mulheres vítimas de violência de qualquer espécie.
Richardson ressaltou que a Casa de Maria, em apenas dois meses de existência, já conseguiu muitas conquistas, como essa parceria como a Defensoria Pública.

 

- O vereador Bernardo Santiago disse que vai encaminhar pedido ao Secretário Municipal de Infraestrutura e ao presidente do IMTT, para que providenciem a instalação de um redutor de velocidade na Rua Borba, trecho próximo ao Mercadinho Trivial, como forma de reduzir os riscos de acidentes e atropelamentos. Relatou que só nesse dia 20, ocorreram dois acidentes naquele trecho, devido à alta velocidade dos veículos que trafegam por lá. Salientou que não adianta a pintura de faixas de pedestres, porque os motoristas não vão respeitar.
Bernardo adiantou ainda que vai encaminhar solicitação para que a empresa Equador Log, verifique a possibilidade de montar um “pontão”, para a venda de gasolina e óleo diesel aos produtores rurais e pescadores, a preços mais acessíveis.

 

- O vereador Bosco Rodrigues iniciou seu discurso falando sobre a programação da Semana Nacional das pessoas com deficiências, que vai acontecer no período de 21 a 28 de agosto de 2019.
Bosco falou ao seu colega Richardson, que no dia 13 de setembro de 2019, vai acontecer uma audiência pública para tratar sobre a situação dos 2 portos de Itacoatiara, que não estão funcionando como deveriam.
Ele parabenizou o secretário da SEPROR, Petrúcio Jr. Pelo excelente trabalho que realizando a frente do órgão. Disse que já acertou com o presidente A. I. Netto, para que seja feita uma visita ao mesmo, para averiguar o que a SEPROR pode fazer em favor da recuperação dos ramais, como por exemplo, o Muirapucuzinho. Ele lembrou que no período de 03 a 06 de setembro vai acontecer a EXPOAGRO em Manaus, que há tempos não acontecia, que é mais uma atitude do secretário Petrúcio. Bosco disse que vai aproveitar a oportunidade para lutar para que a EXPAMA volte a ser realizada em Itacoatiara.

 

- O vereador Francisco Rosquilde disse que vai encaminhar requerimento ao prefeito Antonio Peixoto, para que determine à Secretaria de Infraestrutura do Município, que providencie a limpeza da lama que ficou da enchente, no Beco do Lelé, no Bairro do Jauary e também a reforma da escadaria que dá acesso ao local, a fim de facilitar o embarque e desembarque das pessoas. Ele justificou que tem recebido inúmeros pedidos dos produtores que vem do Rio Arari e demais localidades, para que sejam feitos esses serviços.

 

- A Vereador Cheila, em aparte ao discurso do seu colega Rosquilde, pediu que ele pudesse acrescentar ao seu pleito, a limpeza da Rua Luzardo de Melo, no trecho que também foi atingido pela enchente.