RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 22 DE JUNHO DE 2020

- O vereador Bosco Rodrigues mostrou o vídeo da viagem feita ao Rio Arari, no dia 19 de junho passado, pela Comissão Especial da Saúde e Combate ao Covid-19. Revelou que ficou muito feliz, porque foi feito atendimento de saúde nas comunidades. E, de acordo com a resposta de pessoas de 6 comunidades, o atendimento foi muito bom, inclusive com distribuição de medicamentos.

Falou da visita que fizeram, dia 17 de junho passado, no estaleiro onde está a UBS Fluvial, em Manaus. Ressaltou que o sonho de trazer a UBS para o nosso município será realizado. Disse que está esperançoso com essa possibilidade real.
Bosco adiantou que encomendaram um projeto para a construção de ambulanchas, equipadas com motor de 150 HP, 10 lugares, incluindo suporte para duas macas e um respirador. Que já conversaram com 4 deputados federais, que garantiram que vão destinar emendas orçamentárias do ano vindouro, para a compra dessas ambulanchas.
Bosco falou do interesse de empresários em instalar 1 frigorífico em Itacoatiara, para o abate dos jacarés provenientes de manejo sustentável.

 

- O vereador Joanilson Mendes também falou da viagem do dia 17 passado, para averiguar a situação da UBS Fluvial, que parece uma novela sem fim. Constaram que a UBS está pronta, toda regularizada na Marinha, mas ainda falta a instalação de alguns equipamentos, que estão sendo providenciados.
Ele destacou que devido as peculiaridades de nossa região ribeirinha, essa UBS Fluvial será de grande utilidade no atendimento das comunidades do Rio Arari e outras localidades. Isso porque, segundo Joanilson, as 2 UBS que foram construídas em terra, na região do Arari, estão trancadas e sem atendimento, apenas habitadas por morcegos.
O vereador frisou que nessas viagens feitas ao Rio Arari, tem visto com tristeza um grande contrassenso, pois, apesar de vivermos na região que tem o maior rio do mundo, muitas comunidades ainda padecem de falta de água potável. Ele disse que tem lugar que falta o poço artesiano; alguns têm o poço, mas não têm a bomba d’água; outros têm o poço e a bomba d’água, mas falta a Caixa reservatório, enfim, parece redundante, termos que apresentar requerimento pedindo água potável.
Joanilson disse que vai falar com o novo secretário de interior, a fim de pedir que seja reestruturada a equipe que trata disso, a fim de que possa dar assistência constante às comunidades, visando sanar essa dificuldade de falta d’água.
O vereador disse também que vai procurar a Secretaria de Assistência Social e pedir que seja feito um cronograma de viagens à zona rural, a fim de fazer a inscrição no Cadastro Único, pois muitas famílias ainda precisam desse registro, para poderem ter acesso aos benefícios sociais do Governo Federal.

 

- O vereador Arialdo Guimarães disse que notou uma diferença na cidade, com essa nova administração. Depois abordou sobre a sinalização das ruas de Itacoatiara, pois ainda falta muito a ser feito, com placas indicando o nome da rua e do CEP, para orientar as pessoas que andam pela cidade. Lembrou que essa é uma luta sua que já vem de muito tempo.
Disse que é preciso renovar a sinalização nas ruas, em frente as escolas, creches, supermercados e outros estabelecimentos de grande fluxo de pessoas.
Arialdo destacou que tem trabalhado diuturnamente na Câmara, para dar vida digna aos moto taxistas de Itacoatiara. Reiterou que o projeto, de sua autoria, já foi aprovado na Câmara anos atrás, mas, até agora o Executivo Municipal não providenciou a regulamentação, definindo padrões, locais para pontos de referência, etc. falou que espera que o novo prefeito possa dar atenção especial para o caso.
Arialdo destacou a Live do deputado Cabo Maciel, que falou da recuperação da Rodovia AM 010. Aproveitou para agradeceu ao senador Omar Aziz, por ter conseguido o recurso de mais de 200 milhões de reais para a obra, que deve começar por Itacoatiara, conforme foi prometido, ano passado, por ocasião da assinatura do convênio. Disse que espera que agora sejam colocadas balanças, para poder controlar o peso das carretas que trafegam na AM 010.

 

- O vereador A. I. Netto disse que estava feliz em poder levar ao conhecimento de todos, de forma especial para as professoras (mestras e doutoras) que estavam presentes, que já estava pronto para a promulgação, no decorrer da sessão, o projeto que vai possibilitar a validação dos diplomas dos cursos de pós-graduação e mestrados, feitos em Portugal ou nos países do Mercosul. Frisou que é mais um trabalho da Câmara, de todos os vereadores e vereadora, pois ninguém é uma ilha, ninguém está sozinho ou isolado. Ele reiterou que não gosta de se locupletar ou buscar os méritos apenas para si.
Disse que é muito fácil dar os parabéns quando se consegue alcançar o objetivo. Porém, é muito difícil quando a gente tenta e não consegue, pois, nesse caso, a maioria das pessoas, sequer reconhece e agradece pelo esforço e tentativa que se fez.
Ele anunciou que já está no porto de Itacoatiara, uma balsa com 500 toneladas de asfalto, que deve ser usado para amenizar a situação de algumas ruas da cidade, com tapa buracos, enquanto se aguarda a regularização do processo licitatório dos mais de 20 milhões, destinados pelo senador Eduardo Braga, para o asfaltamento da malha viária.
Reiterou a sua intenção de pedir ao senador Eduardo Braga, para incluir no orçamento de 2021, verba de emendas impositivas, para a revitalização e prolongamento da Avenida Parque, até a entrada do Ramal do Jacarezinho, inclusive com faixas de ciclovia.
Sobre a área que se pretende comprar para ampliar o atual cemitério, Netto disse que já está em negociação, entretanto, não basta apenas comprar o terreno, é preciso fazer o estudo de impacto ambiental, estudo do solo, etc. ele destacou a ideia do seu colega Joanilson, que sugeriu a construção de colunas de gavetões. A. I. Netto reconhece que essa é a melhor sugestão para aproveitamento de espaço.
Finalizou abordando sobre a visita que fez às comunidades do Rio Arari, que receberão a extensão do programa Luz para Todos, que 400 postes serão instalados agora nesse período de cheia dos rios.

 

- A vereadora Cheila Moreira cumprimentou as professoras mestras, que estavam no plenário e aproveitou para dar os parabéns pela conquista da promulgação do projeto, que validará os cursos feitos em Portugal e países do Mercosul. Como pedagoga, Cheila lembrou que os professores são eternos estudantes, sempre em busca de aprimoramento.
Sobre as críticas feitas aos vereadores, ela lembrou que o trabalho de cada parlamentar só conhece bem, aqueles que procuram acompanhar de perto, aí verão que essa história de que vereador não faz nada, não é verdade. Disse que há uma parte da população que, infelizmente, só se importa com a política em época de eleição, depois deixa tudo de lado, coisa que ela acha ruim, porque o povo precisa ser mais participativo.
A vereadora se mostrou preocupada com o trabalho da Comissão da Mulher, sobretudo com referência as campanhas, como combate ao câncer de mama e de colo uterino, que eram realizadas antes, mas que, desde o ano passado, vem perdendo forças, apesar dos esforços que tem sido feito.
Lembrou do mamógrafo que foi conseguido para o hospital, mas que ainda não está funcionando de forma plena, que isso é uma responsabilidade do Governo do Estado, que o município não tem como arcar sozinho com as despesas.
Cheila disse que o hospital agora está atendendo mais os casos de Covid, entretanto precisa voltar a atender outros casos. Ela disse que nos próximos dias irá ao Hospital local, a Secretaria Municipal e Estadual de Saúde, ao CECON, a fim de ver sobre a campanhas de saúde, como a realização do exame preventivo, que a coleta é feita em Itacoatiara, porém a análise é realizada fora daqui e isso atrasa a divulgação dos resultados. Cheila lamentou isso, porque essa demora prejudica o tratamento das mulheres, porque algo que poderia ser tratado de forma simples, acaba se agravando.
Ela reiterou que vai lutar para que a verba destinada a isso seja repassada para o município, pois aqui há laboratórios que podem fazer esse tipo de análise, com a entrega de resultado em poucos dias. “Se é preventivo, não pode demorar muito”, concluiu.

 

- O vereador Francisco Rosquilde também falou da importância de as pessoas acompanharem de perto o trabalho dos parlamentares, pois assim saberão aquilo que de fato está sendo feito por eles.
Ressaltou que os vereadores não têm como função executar obras, que essa é tarefa do prefeito. Os vereadores fazem os requerimentos ou projetos, levando em conta as necessidades do povo.
Rosquilde disse que está esperançoso com o novo secretário de infraestrutura do município. Revelou que esteve reunido com o mesmo e ficou sabendo que se trata de alguém muito capacitado para ocupar esse cargo, pois já foi, inclusive funcionário do antigo DER-AM. Falou que está sendo refeito o edital de licitação, para a contratação da empresa que fará a recuperação da malha viária de Itacoatiara. Disse que estão sendo incluídos itens essenciais que estavam faltando.
Rosquilde adiantou que falou com o novo secretário, a respeito da Avenida Parque, dos projetos que podem ser colocados em prática, inclusive que há empresários interessados em ajudar.
Finalizou informando que intermediou a negociação dos trabalhadores da Empresa Guild com a Prefeitura. Que será feito um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público para pagar os garis.
Rosquilde destacou a boa vontade do prefeito Brás em resolver o problema, dos mais de 200 trabalhadores que vão receber seus salários e direitos trabalhistas, de forma escalonada.

 

- O vereador Dário Nunes também disse que vê com muita alegria a boa vontade do prefeito Gustavo Brás, que num gesto humanitário, fará um Termo de Ajustamento de Conduta, para o pagamento dos garis.
Sobre a educação no município, ele adiantou que a Comissão da Câmara vai reunir com o novo secretário, Claudemilson Oliveira, a fim de verificar o que está sendo planejado para essa nova fase, pós pandemia e de mudanças na administração municipal. Dário enfatizou a receptividade do novo secretário, professo Claudemilson. Ele lembrou que é a primeira vez, em 3 anos, que são recebidos de forma amigável pela SEMED, que isso é uma demonstração de respeito e consideração para com a Câmara Municipal.
Parabenizou o ex-vereador, Pimpolho, que vai assumir a Secretaria Municipal de Interior.
Da mesma forma, também parabenizou as professoras mestras, pela conquista da promulgação da Lei, que garante o reconhecimento, pela prefeitura, dos cursos feitos no exterior. Disse que se sente feliz por ter participado, para a realização desse sonho, que visa a valorização dos mesmos. Destacou que a conquista veio na hora certa, sobretudo agora, com essa nova administração municipal.
Finalizou parabenizando seu amigo Bosco Rodrigues, pelo Programa Itacoatiara Acontece, que é uma ferramenta importante de comunicação, que reivindica melhorias para o povo. Dário reforçou os parabéns e agradecimentos ao colega Bosco e toda sua equipe, pela forma humanitária com a qual fazem seus trabalhos.



- O vereador Bernardo Santiago disse que está animado com essa nova fase, em que a pandemia do Corona Vírus está se acalmando em nosso município, Graças à Deus.
Destacou que ficou feliz com a última viagem que fez à imensidão do Rio Arari, junto com a Comissão Especial de Saúde, pois os moradores disseram que foram bem tratados pela equipe de saúde, que foi prestar atendimento na região. Ele lembrou que isso é resultado do trabalho da Câmara, que na primeira viagem, viu os problemas, fez a cobrança e houve a resposta positiva, com a ida dos médicos e equipe de saúde.
Santiago falou sobre as deficiências do programa Luz para Todos, pois as pessoas não têm energia constante, há muitas falhas, queda de tensão, etc., entretanto, as faturas chegam todos os meses. Ele disse que a queda de energia tem danificado muitos aparelhos dos comunitários, inclusive a queima de bombas d’água.
Finalizou se mostrando muito chateado com a falta de consciência das pessoas que jogam lixo nos rios. Salientou que não são todos, mas há muitos comunitários que estão fazendo os rios de lixeiras. Falou que vai reunir com a sua comunidade, para falar sobre o assunto.
Santiago citou como exemplo de preservação, o Rio Apucuitaua, no município de Maués, frisou que lá os moradores não jogam e nem permitem que outros joguem lixo no Rio. Falou que isso precisa ser feito em todas as comunidades de Itacoatiara. Santiago destacou o trabalho que já vem sendo feito pelo vereador Ney Nobre, na região do Rio Urubu.

(Reprodução autorizada mediante citação)

O Conteúdo da Câmara Municipal de Itacoatiara é aberto e pode ser reproduzido, desde que a fonte "site institucional da Câmara Municipal de Itacoatiara-Am" seja citado.