RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 25 DE MARÇO DE 2019

por Assessoria CMI publicado 25/03/2019 19h15, última modificação 08/04/2019 20h32

Na sessão do dia 25 de março de 2019, duas representantes do Grupo de Apoio aos Pets de Itacoatiara – GAPI, Nara Mendes e Poliana Chaves, utilizaram a Tribuna Cidadã, para pedirem apoio dos vereadores, para que trabalhem em prol de um projeto, que ampare parcerias entre o Poder Público, através do Centro de Zoonoses, e ONG’S, dentre as quais, o GAPI. Um dos objetivos é o controle de natalidade de cães e gatos, com campanhas de castração de animais abandonados, contemplando os devidos cuidados e encaminhamentos para adoção.
O GAPI é formado por várias pessoas de Itacoatiara e já vem trabalhando resgatando e cuidando de animais maltratados.
Nara disse que se trata de um problema de saúde pública por isso, pediu apoio da Câmara, Prefeitura de Itacoatiara e até dos deputados.


- O vereador Arialdo Guimarães parabenizou o GAPI pelo trabalho que já vem realizando em favor dos animais abandonados.
Disse que temos um Centro de Zoonoses e que o mesmo recebe recurso federal, porém não está desenvolvendo nenhuma ação. Mas, ele acredita que tem como o Parlamento Municipal apresentar projetos de lei ou requerimentos, para que sejam feitas parcerias com o GAPI, a fim de retirar os animais abandonados das ruas.
Arialdo abordou sobre a falta de regulamentação da Associação dos Taxistas, lembrando que havia dito na semana passada, que tiraria o chapéu caso fosse resolvido alguma coisa, durante a reunião dessa segunda-feira, dia 25, pela manhã. O Vereador lamentou, mas, como havia previsto, nada foi resolvido.
Ele ainda fez uma referência às críticas que fazem ao comandante Beckman, por conta das Blitzen que vem realizando, onde as pessoas dizem que, em vez de estar prendendo bandidos, a Polícia fica prendendo motos. Arialdo argumentou que o Comandante está certo, porque, se os cidadãos de bem estivessem regularizados e cumprindo as normas de trânsito, os policiais poderiam dedicar-se apenas a prender bandidos.


- O vereador Francisco Rosquilde destacou o trabalho desenvolvido pelo GAPI, ressaltando que em outras partes do Brasil, existem municípios que já regulamentaram suas próprias Leis de proteção aos animais. Ele revelou que tem em sua casa. Quatro cachorros e duas cadelas.
Rosquilde voltou a falar sobre uma antiga luta sua e do historiador e escritor Francisco Gomes da Silva, que é o reconhecimento da verdadeira idade de Itacoatiara, que é mais de 340 anos de fundação.


- A vereadora Cheila Moreira, em aparte ao discurso do seu colega de partido Francisco Rosquilde, parabenizou o GAPI pelo trabalho que vem desenvolvendo em favor dos animais. Falou que também tem animais de estimação em sua casa.
Lembrou que todos os dias os vereadores são chicoteados nas redes sociais, acusados de não fazerem nada, coisa que não é verdade, pois estão sempre buscando fazer aquilo que lhes compete fazer.


- O vereador Badi Pacheco, assim como seus demais colegas, parabenizou os integrantes do GAPI, pelo importante trabalho que fazem em Itacoatiara.
Sobre a audiência pública realizada no dia 23 passado em Novo Remanso, falou que esperava respostas concretas, sobre o problema do cabo subaquático da Ilha Grande do Soriano, entretanto, aquilo que gostaria de ouvir dos representantes da empresa Amazonas Energia não foi falado, que seria algo de concreto. Badi lembrou que o pior de tudo, é que os moradores antes tinham seus motores de luz, mas agora não os têm mais, porque venderam todos.


- O vereador Joanilson Mendes ressaltou que é muito difícil ir para uma audiência pública, onde há grande expectativa, citando o caso daquela ocorrida em Novo Remanso, no último final de semana, quando as pessoas esperavam respostas concretas da Amazonas Energia. O que não ocorreu, muito embora, em parte, tenha sido produtiva, pois ficou encaminhado o problema das contas com cobranças indevidas.
Joanilson lembrou que tudo vai ficar mais difícil, pois, a Amazonas Energia foi privatizada no final do ano passado e seus novos donos visam lucros. Podem até melhorar os serviços, mas, certamente vão cobrar mais caro por isso e os moradores do interior terão dificuldade ou não poderão pagar.
Criticou o fato de os moradores da Ilha Grande do Soriano estarem há dois meses sem energia. Ele espera que esse debate não fique apenas no âmbito de Itacoatiara, porque precisa ser debatido também na Assembleia Legislativa do Estado, afinal, é muito sério o que está acontecendo em Itacoatiara e poderá acontecer em todo o Estado do Amazonas, com prejuízos para as pessoas que moram na zona rural.


- O vereador Marcos Rodrigues alertou para uma portaria que foi publicada pela diretora do Hospital José Mendes, Adriane Valentin, suspendendo a realização de cirurgias eletivas, inclusive com penalidades para os médicos que desobedecerem. Marcos pediu que o presidente A. I. Netto possa intervir na situação.
Ele lembrou que há muitas pessoas precisando dessas cirurgias e que ainda aguarda os recursos de 150 mil reais prometidos pelo Governador, que seriam para a realização do mutirão de cirurgias, mas que até agora não veio nada. Por conta disso, o Vereador disse que o governador Wilson Lima é um mentiroso.


- O vereador Ney Nobre parabenizou o GAPI pelo trabalho louvável que já vem fazendo. Ele disse acreditar que o presidente A. I. Netto, junto com a Câmara, fará tudo para apoiar aquilo que foi solicitado.
Agradeceu todos os vereadores que compareceram à audiência pública realizada dia 23 de março em Novo Remanso, justificando aqueles que não foram, porque já tinham outros compromissos. Destacou que, mesmo não tendo resolvido tudo, mas, ficou estabelecido que serão suspensas as cobranças das contas de energia, enquanto não for resolvido o problema do cabo subaquático. Que também foi estabelecido um prazo, até do dia 15 de abril de 2019, a fim de que a CEAM possa dar uma resposta sobre a situação. Além disso, Ney lembrou que vai ser encaminhado uma carta de intenção, através do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da ALE, deputado João Luiz, assinada pelos vereadores e representantes de vários órgãos, além dos responsáveis da CEAM, estabelecendo medidas que devem ser tomadas para a solução dos problemas tratados na audiência pública.


- O vereador Alcimar filho destacou que o pedido feito pelos integrantes do GAPI é um problema de todos nós, por se tratar de um caso de saúde pública e que já existem políticas públicas e leis, porém precisam ser adequadas a nossa realidade. Falou que há recursos federais, entretanto precisam ser viabilizados.
Alcimar disse que infelizmente não tem política de proteção aos animais em Itacoatiara. Ele pediu que no decorrer da elaboração do projeto, seja incluído punições para os donos de animais que os abandonarem ou não cuidarem bem dos mesmos.


- O vereador Gutemberg Brito, falando sobre a audiência pública realizada em Novo Remanso, observou que desde a implantação do Programa Luz para todos, houve falhas de comunicação, pois, não foi devidamente explicado para os beneficiários seus direitos e deveres. Gutemberg lembrou que uma pessoa falou que chegou a trabalhar na abertura de ramais e na manutenção dos mesmos, ganhando apenas o seu prato de comida. Que isso não pode acontecer, visto que a empresa ganha para isso.
Criticou o fato de os responsáveis da CEAM terem falado que o programa luz para todos é o osso do negócio, que eles estão no prejuízo, pois o cabo subaquático custa, em média, 500 mil reais.
Gutemberg disse que é preciso levar esse assunto para debate na ALE, pois, a Câmara não tem força suficiente para forçar a solução do problema.
Sobre o hospital, o Vereador disse que a situação é muito mais séria do que os buracos das ruas, pois hoje pela manhã foram feitas quatro cesarianas e mais duas a serem feitas à tarde, entretanto não havia mais material, tiveram que emprestar de outro município. Finalizou indagando o que é prioridade para o prefeito Antônio Peixoto, que está inerte e não toma as providências.


- O vereador Bosco Rodrigues parabenizou o GAPI pelo trabalho feito em favor dos animais abandonados.
Fez referência a audiência realizada de manhã, que tratou da instalação de uma unidade da Fazenda da Esperança em Itacoatiara.
Agradeceu ao Prefeito que atendeu ao seu apelo e já começou o trabalho de cuidar das árvores da Avenida Parque, pois há algumas que poderão morrer se não forem cuidadas adequadamente.
Bosco agradeceu a receptividade e a atenção dada pelo vereador Ney Nobre, à comitiva que foi a Novo Remanso participar da audiência pública.
Convidou para a audiência pública desse dia 26 pela manhã, para tratar sobre o manejo do jacaré. Agradeceu a todos que apoiaram e estão apoiando. Lembrou do deputado Sinésio Campos que, independente de cores partidárias, sempre o apoiou.


- O vereador Richardson parabenizou a equipe do GAPI pela iniciativa.
Voltou a fazer duras críticas à secretária municipal de saúde, Keith Anne Passos, que está inoperante. Defendeu a diretora do Hospital, Adriane Valentin, que não tem como fazer muita coisa, pois não possui gerência financeira.
Como prova da inoperância da secretária Keith, Richardson abordou sobre a fossa biológica do hospital, que está transbordando, apesar de a diretora do hospital ter enviado ofício, protocolado no dia 07 de dezembro de 2018, comunicando o fato e pedindo a limpeza urgente. Como o pedido não foi atendido, a diretora do hospital enviou outro ofício no dia 08 de janeiro de 2019, reiterando a solicitação urgente, que até agora, no dia 25 de março ainda não foi resolvido. Richardson foi taxativo ao dizer que, ou a secretária não sabe ler ou não sabe o significado da palavra urgente.
Richardson denunciou ainda que nas UBS estão liberando remédio a conta gotas, por exemplo, apenas 90 comprimidos de losartana por semana.