RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 26 DE AGOSTO DE 2019

26.08.2019 (8).JPG- O vereador Gutemberg Brito falou de uma notícia que circulou na semana passada, sobre um processo no qual o prefeito Antonio Peixoto foi condenado, referente ao mandato passado, ano de 2009. Ele disse que gostaria que a procuradoria da Casa ou o próprio presidente, se manifestasse, a fim de explicar se cabe alguma providência da Câmara quanto ao assunto e também para esclarecer a população sobre isso.
Gutemberg voltou a falar do total abandono em que se encontra Itacoatiara, coisa que ele não consegue entender, pois, todos os meses a Câmara aprova remanejamentos e complementações orçamentárias, mas não tem visto todos esses recursos serem efetivados em benefício da população. Citou como exemplo os pneus das ambulâncias que estão totalmente deteriorados, colocando em risco a vida das pessoas.
Gutemberg reiterou que o prefeito Peixoto não está administrando, que não tem a mínima condição de estar à frente do município. Ressaltou que o prefeito enganou o povo, pois prometeu que dessa vez, faria uma administração melhor do que a primeira.
O Vereador também cobrou informações sobre a mudança da lixeira, pois o prazo dado pelo Ministério Público já estaria se esgotando.

 

26.08.2019 (12).JPG- O vereador Arialdo Guimarães falou que, como presidente da Comissão de Saúde da Câmara, também é muito cobrado, por isso gostaria de saber se o presidente A. I. Netto já recebeu respostas do prefeito, sobre a UBS Fluvial, pois desde o ano passado que foi aprovado uma complementação orçamentária, a fim de pagar a conclusão da mesma e até agora ainda não está em funcionamento.
Arialdo citou reclamações que tem recebido a respeito da forma como alguns médicos, aqui em Itacoatiara, tem atendido aos pacientes, uns dizem que foram bem atendidos, mas, há muitos que falam que foram atendidos de forma grosseiras e até desrespeitosas. Arialdo ressaltou que isso não é admissível, que eles têm que atender bem os pacientes.
Sobre o contrato das ambulâncias, falou que também está aguardando respostas, a fim de poder entender de que forma foi feito, pois, não é admissível que as mesmas estejam circulando com pneus deteriorados. Ele disse que se preocupa com isso, pois, todos os dias são encaminhados pacientes para Manaus, haja vista que nosso hospital nem sempre pode atender a todos, por falta das condições necessárias.

 

26.08.2019 (14).JPG- O vereador Francisco Rosquilde falou sobre o processo judicial envolvendo o prefeito Antonio Peixoto, que foi noticiado pela imprensa. Disse que não se trata de cassação de mandato e sim da perda dos direitos políticos, entretanto, isso é uma decisão de primeira instância, por isso ainda cabe recursos. Rosquilde também ressaltou que não houve desvio de dinheiro e sim desvio de finalidade, ou seja, era para comprar uma coisa e compraram outra. Disse que os advogados do prefeito já estão cuidando do caso.
Rosquilde relatou ainda, que esteve na região da Ilha do Cumaru, conversando com os comunitários a respeito das contas de energia elétrica que estão vindo superfaturadas.

 

26.08.2019 (17).JPG- O Vereador A. I. Netto explanou sobre a viagem que ele e vários servidores da Casa fizeram até a Comunidade Monte Cristo, no Rio Arari, com a finalidade de participarem dos festejos de aniversário de 37 anos de fundação daquela comunidade.
Destacou o início, nesta data, do curso de formação de agentes de controle social, que está sendo realizado pela Escola de Contas Públicas do TCE, em parceria com a Câmara de Vereadores, a fim de formar cidadãos capazes de cobrar, de forma embasada, as ações e trabalhos do Poder Público.
Netto abordou a respeito da polêmica envolvendo o Brasil e toda a comunidade internacional, a respeito das queimadas na Amazônia. Ele disse que tudo o que não precisamos nesse momento é de incidentes internacionais.
Sobre as eleições do ano que vem, foi taxativo em reafirmar que a palavra chave para 2020 é COMPETÊNCIA. “Não se trata de novo e nem de velho, que isso não importa. O que importa é ter COMPETÊNCIA”, finalizou A. I. Netto.

 

26.08.2019 (29).JPG- O vereador Joanilson Mendes comentou sobre o sorteio realizado pela Caixa Econômica Federal, no último dia 24 de agosto, contemplando 466 novos moradores para as casas da segunda etapa do Conjunto Poranga. Ele aproveitou para falar novamente que o Poder Público está sempre atrasado em suas ações e não as planeja direito. Ele justificou sua crítica citando que as pessoas foram levadas para morar fora da cidade, por isso precisam de transporte para vir trabalhar, estudar ou resolver outros assuntos na cidade, mas não foi disponibilizado transporte coletivo.
Joanilson disse que recentemente reivindicou um abrigo para as pessoas do Conjunto Poranga aguardarem o ônibus escolar, entretanto, nem isso a prefeitura teve condições de fazer.
Ele disse que tem mais, até agora não foi concluída a UBS e nem a Creche que foi dado o início, entretanto as obras estão abandonadas. O vereador ressaltou que não há nenhuma política ou iniciativa pública, para resolver essas questões. Joanilson frisou que o Poder Público Municipal não pode se eximir das suas responsabilidades, deixando as pessoas lá e achar que está tudo bem. É preciso que cada ente assuma a sua parte e terminem as obras que não foram concluídas, sob pena de serem responsabilizados pela Lei.

 

26.08.2019 (32).JPG- O vereador Alcimar Filho pediu providências para que seja feita a manutenção dos arcondicionados do Centro de Especialidade de Itacoatiara, ele disse que esteve lá na última sexta feita, quando pode constatar o descaso e a falta de respeito para com as pessoas que fazem uso daquele local, pois nem um ar condicionado está funcionando. As crianças sendo atendidas numa temperatura, creio que de 40 graus. Alcimar disse que o único ar condicionado que funciona é o da sala do médico. Ele pediu providencias urgentes ao prefeito, para cobrar da empresa que faz a manutenção dos aparelhos.

 

 

26.08.2019 (10).JPG- O vereador Richardson do Mutirão relatou que esteve na Comunidade São Pedro, que fica localizada no km 150 da AM 010, no limite de Itacoatiara com Rio Preto da Eva. Ele falou que a maioria está com dificuldade de receber o bolsa família, que não recebem assistência nem de Itacoatiara e nem de Rio Preto da Eva. Richardson disse que orientou os mesmos a regularizarem suas documentações, transferindo tudo para Itacoatiara. Adiantou que está indo à Manaus, e vai providenciar para cadastrar a comunidade e o ramal na SEPROR, para poder os mesmos pleitearem obras como a recuperação do ramal e outros serviços públicos.
Richardson também abordou sobre a insegurança que paira sobre todo o município de Itacoatiara. Tráfico de drogas, facções se digladiando, pessoas sendo executadas, se matando. Ele ressaltou que é gritante a falta de segurança, que não podemos ficar reféns dessa situação.