RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 27 DE AGOSTO DE 2019

O líder comunitário e Pastor evangélico, Marcos Silva, popularmente conhecido como Marquinho, usou a tribuna cidadã para pedir o apoio dos vereadores, a fim de que a Amazonas Energia possa regularizar o fornecimento de energia elétrica, para o Assentamento Nova Jerusalém (antigo Amazonino Mendes). Ele reconhece que a área ainda está em litígio, entretanto, argumentou que é desumano deixar crianças, idosos e demais moradores, daquela localidade, sem energia elétrica.
Marquinho disse ainda que os moradores do assentamento não querem continuar consumindo energia de forma clandestina, por isso veio pedir apoio dos vereadores, para que possam intervir nessa situação.

- O vereador Francisco Rosquilde ressaltou que o fornecimento de energia elétrica é um serviço público essencial e está contemplado na Lei 7.783/89, que estabelece os serviços essenciais, por isso, Rosquilde esclareceu que a Amazonas Energia não pode suspender o fornecimento de energia para o Assentamento Nova Jerusalém. “Se quiser discutir ou questionar, que questione na Justiça”, resumiu.
Ele disse ainda que a empresa Metro Quadrado tinha entrado com recurso na Justiça e estabelecido um valor acima de 1 milhão e duzentos mil reais, no entanto a Justiça argumentou que os mesmos tinham que arcar com as custas judiciais, como eles não se manifestaram mais, o recurso deve ser negado.
“Eu e a Câmara de vereadores estamos na luta com vocês”, finalizou Rosquilde.

- O vereador Bosco Rodrigues ressaltou que não tem mais o que provar que os vereadores estão ao lado dos moradores do Assentamento Nova Jerusalém, pois, desde o primeiro momento estão apoiando as reivindicações. Ele ressaltou que os moradores não estão lá por que querem, mas porque precisam. “Nós jamais deixaremos vocês na mão, estaremos sempre na luta por vocês. É questão de humanidade, isso que está acontecendo com vocês”, assegurou.
Bosco falou da importância do manejo sustentável do jacaré, para a geração de emprego e renda para a região. Disse que depois de 9 anos de luta, o projeto está chegando na reta final. Disse que esteve na data de hoje (27) no Rio Arari, com o analista ambiental do IBAMA, Hamilton Casara, a fim de verificar os trâmites finais para a efetivação do manejo do jacaré. “O nosso desejo é fazer o máximo pelo povo”, disse Bosco.

- O vereador Arialdo Guimarães reiterou que é justa e necessária a reivindicação dos moradores do Assentamento Nova Jerusalém. Aproveitou para lembrar a luta do saudoso amigo Nogueira Júnior, que através do seu empenho conseguiu assentar várias famílias, que hoje têm um teto para morar. Arialdo também parabenizou o pastor Marquinho pela luta em favor dos moradores ali presentes. Disse que não poderia ficar alheio às reivindicações, porque a empresa Metro Quadrado não teve o mínimo de respeito para com as pessoas que investiram seu dinheiro, na esperança de terem suas casas, mas que foram enganadas. Arialdo completou dizendo que hoje a Metro Quadrado está recebendo na mesma moeda. “Esta casa nunca virou as costas para vocês e a população em geral”, completou.
Arialdo anunciou também que ficou sabendo, pelo seu amigo Carlos Alberto da Costa Marque, o Rico, que o deputado Ricardo Nicolau conseguiu aprovar, o tombamento da Avenida Parque como Patrimônio Histórico e ainda destinou, através de emenda parlamentar, 500 mil reais para a revitalização da mesma.

- O vereador Badi Pacheco revelou que ficou emocionado ao ver o povo do Assentamento Nova Jerusalém reivindicando seus direitos. Disse para os mesmos não desistirem. Contou que também já passou por essa situação, pois a Vila de Novo Remanso começou assim.
Badi fez um alerta para que os moradores fiquem atentos, quando essa questão da energia for aprovada, para que não ocorra o mesmo que aconteceu com os moradores da zona rural, que hoje estão recebendo contas com valores de até 600 reais.
Ele assegurou o seu compromisso com a luta dos moradores e disse que aquilo que a Câmara decidir ele vai apoiar.

- O vereador A. I. Netto anunciou que, como presidente da Câmara, designava naquele momento, o seu colega Francisco Rosquilde, para fazer a documentação, pedindo ao diretor regional da Amazonas Energia, que possa regularizar o fornecimento de energia para o Assentamento Nova Jerusalém, visto que, a direção aqui de Itacoatiara não resolveu a situação.
Netto mencionou que há pessoas nas redes sociais, que acusam a Câmara de receber e apoiar invasores de terras, a quem ele rebateu informando que sempre vai acolher o povo, porque todo poder emana do povo, por isso jamais vai deixar de acolher e apoiá-los. Entretanto, Netto ressalvou que aquilo que a Câmara não apoia e nem compactua é com meliantes, bandidos, assassinos e foras da lei.
Ele disse ainda que é uma questão de humanidade o apoio aos assentados, que o Governador pode resolver essa situação, até porque ele prometeu, por isso, Netto disse que também vai enviar documento ao mesmo, pedindo que possa agilizar aquilo que foi prometido aos próprios moradores.
Ele revelou que encaminhou ofício ao prefeito Antonio Peixoto, pedindo que suspenda a cobrança da contribuição de iluminação pública, dos moradores das comunidades rurais e estradas vicinais, pois entende que não é justo cobrar por um serviço que não há nesses locais.
Assegurou ainda que a Câmara vai tomar as medidas cabíveis, junto ao Ministério Público, para que seja resolvido a questão do cabo subaquático da Ilha Grande do Soriano e adjacências. Pois, trata-se do mesmo problema ocorrido nos municípios de Manacapuru e Iranduba, sendo que lá eles enviaram grupos geradores para suprir o fornecimento, enquanto resolvem o problema do cabo subaquático.
Netto ainda fez uma recomendação aos moradores da zona rural, para que procurem o IDAM, a fim de emitirem suas carteiras de produtores rurais, para terem direito à tarifa reduzida de energia elétrica.

- O vereador Bernardo Santiago falou que acha bonito ver o povo se manifestar para exigir os seus direitos e que a Câmara é o local certo, pois é quem vai encaminhar todos esses pedidos. Ele disse que uma das coisas que mais causa revolta é a falta de luz e de água.
Assegurou que todos ali, têm o apoio da Câmara.
Bernardo falou que sabe da importância de cada um ter a sua casa para morar, que é uma questão de dignidade humana, é um direito de cada cidadão. Falou que os moradores estão certos em lutarem por seu “cantinho”.